ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Rede de ensino distribui 115 toneladas de merenda para 117 mil alunos

Aline dos Santos | 23/01/2017 09:50
Alimentos estocados em depósito na Vila Sobrinho. (Foto: Pedro Peralta)
Alimentos estocados em depósito na Vila Sobrinho. (Foto: Pedro Peralta)

Custo de R$ 1,7 milhão por mês, 115 toneladas e 117 mil pessoas. Esses são os números da merenda, que será distribuída de hoje (dia 23) a 3 de fevereiro para 232 escolas, Ceinfs (Centros de Educação Infantil) e entidades cadastradas.

Na manhã desta segunda-feira, os caminhões saíram da Suali (Superintendência de Abastecimento Alimentar), na Vila Sobrinho, com direção às escolas.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Ilza Mateus de Souza, o custo anual da alimentação escolar é de R$ 21 milhões. As 115 toneladas são utilizadas por dois meses. Enquanto que frutas, verduras, legume e ovos começarão a ser entregue na próxima semana. No caso dos hortifrutigranjeiros, o abastecimento é semanal.

A partir de hoje, começa a entrega de arroz, feijão, farinhas (trigo, mandioca, milho), óleo, temperos, suco, bolacha, achocolatado, carne bovina e carne de frango. Neste ano, a nova gestão encontrou mais de nove mil quilos de arros com prazo de validade vencido. “O depósito estava muito desorganizado, com os alimentos muito mal acomodados”, afirma a secretária.

Como a maioria dos caminhões estava em manutenção, a entrega dos alimentos teve reforço de veículos de outras secretarias. “A organização está muito boa, colocamos equipe muito competente”, diz Ilza. O cronograma de entrega da merenda prevê abastecimentos de 94 escolas, entidades conveniadas e 99 creches.

Os produtos foram adquiridos em licitações empenhadas ano passado. Neste ano, a programação é comprar alimentos para manter um estoque capaz de atender os alunos por seis meses.

A Reme (Rede Municipal de Ensino) tem 19 nutricionistas. “Elas fazem o cardápio bem balanceado e escolhem os produtos que devem ser adquiridos”, diz Ilza. O ano letivo começa em 6 de fevereiro e a Semed ainda espera que sete mil alunos já matriculados confirmem a vaga.

Já o aumento do número de escola integral fica para 2018. Conforme a secretária, a equipe assumiu em 2 de janeiro e prioriza, neste começo de gestão, transporte escolar rural, merenda, kit escolar e uniforme. Campo Grande tem duas escolas de tempo integral.

Prazos - Os pais e responsáveis de alunos que perderam os prazos de matrícula poderão comparecer até 6 de fevereiro nas secretarias das escolas para fazer a efetivação. Para os que desejam ingressar na Reme, será realizado um novo período, que vai vigorar do dia 26 até 31 de janeiro.

O responsável deverá comparecer à escola designada para efetivar a matrícula. Não será oferecido matricula online, com todos os procedimentos realizados de forma presencial.

Nos siga no Google Notícias