A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

07/04/2014 08:39

Reitora tenta interferir em eleição de associação e causa polêmica

Aliny Mary Dias

Criada para representar os docentes da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), a Adufms (Associação dos Docentes da Universidade de Mato Grosso do Sul) terá nova diretoria eleita no mês que vem. O motivo da preocupação de parte dos professores é a suposta interferência da reitora da universidade, Célia Maria Oliveira.

O prazo para a inscrição das chapas que irão concorrer à diretoria do sindicato termina nesta segunda-feira (7). Atualmente na presidência da entidade, Paulo Haidamus concorre à reeleição no cargo de vice-presidente da chapa comandada pelo professor Eduardo Velasco.

Conforme o presidente da comissão eleitoral da Adufms, Silvio Lobo, o que se sabe até agora é que outras duas chapas além da atual diretoria irão disputar o processo eleitoral. A polêmica causada entre os docentes é que uma das chapas teria sido formada por indicação da reitora Célia Maria para que as ações do sindicato sejam acompanhadas de perto pela instituição.

Até agora não há confirmação sobre a inscrição da chapa, mas o prazo limite termina às 17 horas de hoje. Conforme Silvio Lobo, a reitora não tem poder de interferir nas atividades do sindicato. “Ela pode até querer, mas tem um estatuto que normatiza a Adufms”, diz.

Cada chapa é composta pelo presidente, vice-presidente e outros 7 cargos. De acordo com o edital do processo eleitoral publicado na última semana, a divulgação das chapas inscritas será feita amanhã (8).

Caso algum candidato ou integrante de chapa quiser recorrer, os processos poderão ser feitos até o dia 14 de abril. O registro oficial das chapas será divulgado no próximo dia 15 de abril e a eleição está marcada para o dia 7 de maio.

Ao Campo Grande News, a assessoria de imprensa da UFMS informou que a reitora não irá se pronunciar sobre a suposta interferência no sindicato denunciada pelos professores.

Prefeitura e TJ prorrogam renegociação de dívidas ajuizadas até 3ª
O programa de refinanciamento de dívidas da Prefeitura de Campo Grande foi prorrogado até o dia 19 de dezembro, a próxima terça-feira, no Centro de C...
Homem tem corpo queimado em acidente doméstico e morre na Santa Casa
Após dois dias internado, José Loureiro da Cruz, 49 anos, morreu por volta das 6h30 desta sexta-feira (15) na Santa Casa em decorrência de acidente d...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions