ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 23º

Capital

"Repaginado", monumento Carro de Boi será entregue na quarta-feira

A revitalização é uma iniciativa da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo)

Adriano Fernandes | 20/12/2021 21:42
Monumento Carro de Boi, antes da revitalização. (Foto: Marcos Maluf)
Monumento Carro de Boi, antes da revitalização. (Foto: Marcos Maluf)

Depois de uma ampla revitalização o Monumento aos Desbravadores, o Carro de Boi, será entregue à população repaginado na próxima quarta-feira (22) às 9 horas. A revitalização é uma iniciativa da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) e conta com o apoio da empresa parceira 067 Vinhos, responsável pelo paisagismo da praça que abriga o monumento, ao lado do Horto Florestal.

“Esse projeto de revitalização de monumentos foi pensado para incentivar os campo-grandenses a respeitarem o nosso patrimônio cultural e sentirem-se pertencentes à cultura e história da Capital”, comenta o secretário de Cultura e Turismo, Max Freitas.

Para a criadora da obra, a artista Neide Ono, é gratificante ver seu trabalho restaurado. No entanto, ela faz um pedido à população. “Gostaria de pedir a todos para que cuidem do patrimônio público, pois esse dinheiro poderia atender à população de outra maneira. O monumento é pra ser respeitado. É com o nosso dinheiro que a obra foi refeita”, ressaltou..

Segundo Alan Oliveira, proprietário da 067 Vinhos é privilégio ajudar a recuperar um monumento tão importante, que retrata as raízes socioculturais da cidade. “A sensação é de dever cumprido com o nosso amigo e cidadão campo-grandense”, diz.

O monumento - O Monumento aos Desbravadores é um amplo painel instalado na confluência dos córregos Prosa e Segredo. Ele promove um registro histórico do início da ocupação urbana de Campo Grande, por volta de 1872.

Vindo de carro de boi (segunda viagem), o fundador de nossa cidade, José Antônio Pereira e sua família, iniciaram ali a formação do povoado. O clã construiu os primeiros ranchos na região conhecida à época por Mato Cortado.

O monumento, que mede 10X5m, foi inaugurado em 1996, na Praça Nelly Martins, junto à implantação do Parque Florestal Antonio de Albuquerque. A obra é composta por peças fundidas em alumínio e metal dourado sobre fundo de granito preto.

Nos siga no Google Notícias