ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Réus por morte de vereador serão processados individualmente

Danúbia Burema e Jorge Almoas | 08/02/2011 17:43

Juiz decidiu desmembrar processo sobre o crime

Réus terão processos judiciais separados. (Foto: João Garrigó)
Réus terão processos judiciais separados. (Foto: João Garrigó)

O juiz Aluízio Pereira dos Santos decidiu nesta tarde desmembrar o processo contra os três acusados de assassinarem o vereador de Alcinópolis Carlos Antônio Costa Carneiro, em crime cometido no dia 26 de outubro do ano passado. Desta forma, cada um dos três réus terá um processo separado sobre o crime.

Conforme o magistrado, o desmembramento tornará mais viável os procedimentos legais. Ele observou que se essa separação dos réus não fosse feita agora, certamente ocorreria mais à frente na instrução.

Nesta tarde foi concluída a instrução de Aparecido Souza Fernandes, de 34 anos, que pilotava a motocicleta usada pelo homem que atirou contra o vereador. Dos três acusados, ele é o único que teve todas as testemunhas ouvidas.

Durante o interrogatório de Aparecido, um elemento novo ao processo fez com que o Ministério Público pedisse vista. Conforme o réu, um ônibus quebrado na curva da avenida Afonso Pena que dá acesso à rua Brilhante impediu que ele visse Irineu Maciel, de 34 anos, atirar contra o vereador.

O MPE informou que irá solicitar às empresas de transporte coletivo urbano informações se isso realmente ocorreu no dia. Conforme o depoimento de Aparecido, várias pessoas estavam no local no momento dos disparos.

Para o promotor do caso, Douglas Oldergado, isso abre a perspectiva de novas testemunhas para o processo.

Quatro testemunhas de defesa e uma de acusação foram ouvidas nesta tarde e outras duas deverão prestar depoimento por carta precatória no dia 22 de fevereiro. Outra foi dispensada do depoimento.

Nos próximos quinze dias, a Promotoria deve conceder vista e apresentar as alegações finais do processo. Depois disso, a Defesa terá cinco dias para recorrer e o juiz mais cinco para proferir a decisão, se Aparecido irá a júri ou será absolvido.

Irineu e Valdemir Vansan, de 37 anos, apontado como o responsável pela contratação do crime de pistolagem, serão ouvidos no dia 1º de março.

Conforme o promotor, o prefeito Manuel Nunes (PR), apontado pela família como mandante do assassinato, não será interrogado por que os processos tratam da execução do crime. A suspeita de que ele seja o mandante é apurada pela Polícia, segundo o promotor.

Não sabia – Aparecido, que está no presídio de trânsito, contou que conheceu o atirador que matou o vereador em uma obra no bairro Vilas Boas sete meses antes do crime, e ambos trabalharam juntos até uma semana antes do assassinato.

Foi quando ele foi dispensado e foi fazer uma calçada perto da Júlio de Castilho. Ele detalha que na segunda-feira que antecedeu o homicídio trabalhou normalmente. Na terça, por volta de 7h30, recebeu uma ligação de Irineu pedindo para que o levasse para receber um dinheiro perto do hotel Vale Verde, local onde ocorreu o crime, às 10h40.

Devido à insistência, ele concordou com a condição de que o amigo daria R$ 15,00 para o combustível. Ele o buscou então em um campo de futebol no bairro Serra Azul e levou ao hotel.

Dez minutos depois de descer, Irineu voltou e disse que a pessoa que lhe devia não estava no local. Eles foram esperar em um bar perto dali. Durante esse tempo, disse Aparecido, o atirador não recebeu nem fez nenhuma ligação e ele não desconfiou do que se tratava o caso.

Depois ambos subiram na motocicleta e ele deixou Irineu a 20 metros do hotel e ficou aguardando. Foi quando o ônibus impediu que visse o outro atirar.

Quando Irineu voltou correndo gritando ‘sujou, sujou’, ambos foram embora.

Questionado pelo juiz se não estranhou, ele disse ter pensado que o colega havia se desentendido com o devedor. Durante a fuga, ambos foram presos em flagrante pela Polícia Militar que chegou a disparar para que parassem o veículo.

Preso na mesma cela que o autor do disparo, ele diz ter medo de Irineu que sequer toca no assunto, mesmo quando o pedreiro diz que está na cadeia por sua causa.

Testemunhas – As três testemunhas de defesa de Aparecido falaram sobre seu comportamento e o dia do crime, mas pouco acrescentaram à execução. O ajudante de pedreiro Fábio Araujo da Silva contou que o conhece há oito anos desde que trabalharam em um frigorífico, e que ele é pacato e trabalhador.

O mestre de obras Erasmo Luiz brito, que já foi patrão do réu, confirma que eles trabalharam juntos quando o serviço foi interrompido e Aparecido foi fazer uma calçada.

A versão dele é de que no dia do crime, Gilberto Erculano, que indicou Aparecido para fazer a calçada, ligou perguntado por que ele não tinha aparecido na obra. Já no depoimento de Gilberto, ele diz que o réu ligou às 9h30 avisando que foi ao trabalho, mas sairia mais cedo naquele dia.

Nos siga no Google Notícias