ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Ritmo de mortes segue alto no HR, com mais 6 vítimas da covid em 24 horas

Última atualização do hospital mostra que entre às 16h de domingo e às 16h de segunda-feira mais 6 pessoas morreram pela doença

Izabela Sanchez | 14/07/2020 09:46
IÂmbulância do Samu chega ao HR no setor onde hospital improvisou contêiner refrigerador (Foto: Marcos Maluf)
Âmbulância do Samu chega ao HR no setor onde hospital improvisou contêiner refrigerador (Foto: Marcos Maluf)

As mortes seguem em ritmo preocupante no Hospital Regional Rosa Pedrossian de Campo Grande, referência da covid-2019. Nesta terça-feira (14) já são mais seis óbitos confirmados. Por ali, sem câmara mortuária preparada, contêiner alugado no início da pandemia refrigera as vítimas da doença do novo coronavírus.

O último boletim finalizado às 16h de segunda-feira (13) indica 37 mortes das vítimas da covid desde o início da pandemia. No domingo (12), eram 31. Isso significa que entre às 16h de domingo e às 16h de segunda-feira, mais seis pessoas não suportaram a infecção causada pelo vírus.

Diretora do HR, Rosana Leite conta que é uma doença que deixa especialistas, muitas vezes, sem terem o que fazer. A diretora relata momentos em que, enquanto equipe médica tenta salvar uma pessoa para que não morra, outra que parecia estável volta a piorar.

Contêiner refrigerador para vítimas da covid-19 no Hospital Regional (Foto: COE HR)
Contêiner refrigerador para vítimas da covid-19 no Hospital Regional (Foto: COE HR)

Foram 10 mortes de domingo a segunda-feira. O hospital dispõe de 83 leitos críticos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), como são chamados os leitos preparados com respirador e voltados aos pacientes graves da covid e outras doenças.

Segundo a última atualização, 11 leitos estavam vagos, ou seja, ainda lotado, com 86% de ocupação, mas sem colapso. O que preocupa, conforme explica a diretora, é que esses 11 leitos só vagaram porque pessoas morreram e outros pacientes do HR foram transferidos.

Na segunda-feira o HR deu início à operação de retirar pacientes de outras comorbidades do CTI (Centro de Terapia Intensiva) e transferi-los ao Hospital do Câncer Alfredo Abrão, que abriu 20 leitos de UTI para esses pacientes. Foram transferidos pacientes com quadros graves de pneumonia e AVC (Acidente Vascular Cerebral), por exemplo.

Covid-19 – Julho é o mês mais letal para a doença, mesmo sem quinzena completa. Até o último boletim divulgado pela secretaria estadual, eram 77 óbitos no mês. Isso significa que até o momento este mês abrange 46% de todas as 167 mortes registradas em Mato Grosso do Sul desde o início da pandemia.

Nos siga no Google Notícias