ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Rodoviária da Capital implanta operação de carnaval a partir de sexta-feira

Flávia Lima | 03/02/2016 17:39
Quem pretende viajar no Carnaval deve procurar antecipar a compra das passagens. (Foto:Arquivo/Campo Grande News)
Quem pretende viajar no Carnaval deve procurar antecipar a compra das passagens. (Foto:Arquivo/Campo Grande News)

A administração do terminal rodoviário de Campo Grande implanta, já na sexta-feira (5), uma operação especial, que visa o reforço no quadro de funcionários para atender as 30 mil pessoas que devem passar pelo terminal durante os seis dias de Carnaval.

Segundo a administração da rodoviária, o movimento deve começar na próxima sexta-feira e prosseguir até a quarta-feira de cinzas (10). A expectativa de maior movimento deve ser registrado entre sexta e domingo, quando sete mil pessoas devem sair da Capital.

O reforço no quaro de funcionários atinge os setores operacionais, limpeza, segurança e manutenção. Ainda de acordo com a empresa que gerencia o local, os destinos mais procurados são Corumbá, São Paulo, Ponta Porã, Dourados e Goiânia.

A orientação para quem planejava viajar para essas cidades é de garantir as passagens antecipadas, além de chegar pelo menos com uma hora de antecedência para o embarque.

A recomendação também é a de identificar as bagagens com nome e telefone, não descuidar das crianças, levar documentos de todos os passageiros e, se necessário, procurar um funcionário do terminal para esclarecimento de dúvidas.

Menores de idade - Quanto às crianças menores de doze anos, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul orienta aos pais e responsáveis que ela devem se apresentar munidas de documento de identificação e podem viajar acompanhadas dos pais, responsáveis legais, irmãos maiores de 18 anos, avós ou tios de primeiro grau. Caso contrário, precisam de autorização escrita, assinada pelo pai, mãe ou responsável, com firma reconhecida.

Para facilitar o procedimento que muitas vezes gera diversas dúvidas, o Tribunal de Justiça disponibiliza em sua página um modelo que pode ser utilizado para viagens nacionais e internacionais. Além disso, uma cartilha em versão atualizada explica todos os pormenores aos pais www.tjms.jus.br/infanciaejuventude/autorizacaoViagem.php

No entanto, é importante lembrar que não é permitida a viagem de crianças e adolescentes sem documento original ou autenticado.

Em viagens internacionais as regras são muito semelhantes às nacionais. Se a criança ou adolescente, menor de 18 anos, viajar desacompanhada, necessita apenas de uma autorização dos pais, com firma reconhecida em cartório, ou seja, não é necessária a autorização judicial emitida pela Vara da Infância.

O mesmo procedimento deve ser adotado para quem for viajar na companhia de apenas um dos pais, ou então de irmãos, avós e tios.

Para mais informações, os pais podem procurar a Vara da Infância no Fórum de sua comarca. Em Campo Grande, o telefone de contato é o 3317-3428.

Nos siga no Google Notícias