ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  14    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Rotatórias da Joaquim Murtinho serão trocadas por 38 semáforos

Projeto prevê a diminuição da rotatória com a Avenida Eduardo Elias Zahran e a retirada da rotatória com a Avenida Ceará

Fernanda Palheta | 05/02/2020 13:08
Rotatórias da Joaquim Murtinho serão trocadas por 38 semáforos
Rotatória da Joaquim Murtinho com a Ceará será retirada e substituída por alças de acesso com 23 semáforos (Infográfico: Ricardo Gael)

Com a obra de reordenamento, as duas rotatórias da Rua Joaquim Murtinho com as Avenidas Ceará e Eduardo Elias Zahran darão lugar a 38 semáforos, divididos em dois conjuntos semafóricos sincronizados.

De acordo com o projeto, a rotatória da Joaquim Murtinho com a Ceará será retirada e substituída por alças de acesso com 23 semáforos. "Com todas as alças de acesso, semaforizadas, todo mundo vai conseguir fazer todas as conversões para qualquer lado", garante o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Janine de Lima Bruno.

"Na verdade, não vamos perder nada, vamos tirar a rotatória e não vamos perder nenhum tipo de conversão. Esse é o grande desafio sempre, porque a rotatória favorecer tudo, mas ela sobrecarrega e satura o trânsito", afirma.

Segundo o diretor-presidente, o projeto ainda prevê mudanças pequenas como o recuo de um poste na esquina entre as rua São Francisco de Assis com a Joaquim Murtinho.

"Conversamos com a Energisa, que vai recuar esse poste, assim conseguimos tirar esse bico e com isso as pessoas vão conseguir entrar mais suave", explica. "Queremos sempre espaço e conforto para o motorista" completa.

Rotatórias da Joaquim Murtinho serão trocadas por 38 semáforos
A regulação do trânsito na rotatória da Zahran será feita por 15 semáforos, que compõe o segundo conjunto semafórico do reordenamento (Infográfico: Ricardo Gael)

Já a rotatória da Avenida Eduardo Elias Zahran será reduzida, assim como foi feito na readequação da Via Parque, entre as Avenidas Mato Grosso e Nelly Martins e da Coca-Cola, entre as Avenidas Interlagos e Gury Marques. A regulação do trânsito será feita por 15 semáforos, que compõe o segundo conjunto semafórico do reordenamento.

"Nós diminuímos o tamanho porque antes os motoristas que vinham da Zahran precisavam dar uma volta maior para ter acesso a Rua Joaquim Murtinho e isso atrapalhava o fluxo do trânsito. Agora a rotatória já está no formato final", explica.

Para o reordenamento, o projeto ainda prevê a demolição de 2 mil m² de canteiro e a construção de 1 mil m² de canteiro com jardim e 380 m² de canteiro com calçada, além da pavimentação de 2 mil m².

Rotatórias da Joaquim Murtinho serão trocadas por 38 semáforos
Rotatória da Avenida Eduardo Elias Zahran já está no formato final da obra (Foto: Kisie Ainoã)

A administração municipal calcula que 68 mil veículos passam diariamente pelas duas rotatórias, que são as mais movimentadas que receberam obras de readequação. A execução das obras custou de R$ 819,9 mil.

Conforme edital, a empreiteira tem 90 dias para terminar os serviços, que começou em novembro de 2019. Mas apenas 30% da readequação foi concluída. Segundo Janine, a obra irá atrasar devido ao período de chuva.

Nos siga no Google Notícias