ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, QUARTA  16    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Rotatórias da Joaquim Murtinho serão trocadas por 38 semáforos

Projeto prevê a diminuição da rotatória com a Avenida Eduardo Elias Zahran e a retirada da rotatória com a Avenida Ceará

Fernanda Palheta | 05/02/2020 13:08
Rotatórias da Joaquim Murtinho serão trocadas por 38 semáforos
Rotatória da Joaquim Murtinho com a Ceará será retirada e substituída por alças de acesso com 23 semáforos (Infográfico: Ricardo Gael)

Com a obra de reordenamento, as duas rotatórias da Rua Joaquim Murtinho com as Avenidas Ceará e Eduardo Elias Zahran darão lugar a 38 semáforos, divididos em dois conjuntos semafóricos sincronizados.

De acordo com o projeto, a rotatória da Joaquim Murtinho com a Ceará será retirada e substituída por alças de acesso com 23 semáforos. "Com todas as alças de acesso, semaforizadas, todo mundo vai conseguir fazer todas as conversões para qualquer lado", garante o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Janine de Lima Bruno.

"Na verdade, não vamos perder nada, vamos tirar a rotatória e não vamos perder nenhum tipo de conversão. Esse é o grande desafio sempre, porque a rotatória favorecer tudo, mas ela sobrecarrega e satura o trânsito", afirma.

Segundo o diretor-presidente, o projeto ainda prevê mudanças pequenas como o recuo de um poste na esquina entre as rua São Francisco de Assis com a Joaquim Murtinho.

"Conversamos com a Energisa, que vai recuar esse poste, assim conseguimos tirar esse bico e com isso as pessoas vão conseguir entrar mais suave", explica. "Queremos sempre espaço e conforto para o motorista" completa.

Rotatórias da Joaquim Murtinho serão trocadas por 38 semáforos
A regulação do trânsito na rotatória da Zahran será feita por 15 semáforos, que compõe o segundo conjunto semafórico do reordenamento (Infográfico: Ricardo Gael)

Já a rotatória da Avenida Eduardo Elias Zahran será reduzida, assim como foi feito na readequação da Via Parque, entre as Avenidas Mato Grosso e Nelly Martins e da Coca-Cola, entre as Avenidas Interlagos e Gury Marques. A regulação do trânsito será feita por 15 semáforos, que compõe o segundo conjunto semafórico do reordenamento.

"Nós diminuímos o tamanho porque antes os motoristas que vinham da Zahran precisavam dar uma volta maior para ter acesso a Rua Joaquim Murtinho e isso atrapalhava o fluxo do trânsito. Agora a rotatória já está no formato final", explica.

Para o reordenamento, o projeto ainda prevê a demolição de 2 mil m² de canteiro e a construção de 1 mil m² de canteiro com jardim e 380 m² de canteiro com calçada, além da pavimentação de 2 mil m².

Rotatórias da Joaquim Murtinho serão trocadas por 38 semáforos
Rotatória da Avenida Eduardo Elias Zahran já está no formato final da obra (Foto: Kisie Ainoã)

A administração municipal calcula que 68 mil veículos passam diariamente pelas duas rotatórias, que são as mais movimentadas que receberam obras de readequação. A execução das obras custou de R$ 819,9 mil.

Conforme edital, a empreiteira tem 90 dias para terminar os serviços, que começou em novembro de 2019. Mas apenas 30% da readequação foi concluída. Segundo Janine, a obra irá atrasar devido ao período de chuva.

Nos siga no Google Notícias