ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Saiba o que abre nesse 1º "lockdown de fim de semana"

Mesmo sem permissão para abrir as portas, muitos setores podem trabalhar com delivery e drive-thru

Liniker Ribeiro | 17/07/2020 19:55

A Prefeitura de Campo Grande divulgou decretos, ao longo da semana, com novas medidas que restringem o funcionamento de estabelecimentos comerciais, assim como as atividades por parte de diversos setores econômicos, aos sábados e domingos. As medidas tentam frear os números da covid-19, na Capital, e passam a valer já neste fim de semana.

Como este será o primeiro sábado (18) após o anúncio das mudanças, o Campo Grande News te explica o que pode abrir e quais são as exigências para cada setor.

Alguns locais podem trabalhar de portas abertas, como os supermercados. Em outros, há opção de funcionar de portas fechadas, como lojas de confecção, recorrendo ao sistema de delivery. Já restaurantes foram liberados para abrir, mas como drive-thru.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Conforme informativo divulgado pela prefeitura de Campo Grande, farmácias estão autorizadas a funcionar de portas abertas durante 24 horas, mas respeitando a lotação máxima de 30% de sua capacidade.

No setor da alimentação, estão liberados hipermercados, supermercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas, padarias e centros de abastecimento de alimentos, como Ceasa e Mercadão. A diferença em relação aos dias úteis é que estes locais só poderão abrir das 5h às 20h, respeitando horário do toque de recolher e sem aglomerações, com máximo de 30% da capacidade.

O Mercadão Municipal pode e vai abrir hoje, Porém, apenas barracas que comercializam alimentos e medicamentos fisioterápicos vão funcionar regularmente. Já as lanchonetes fecham as portas e retornam apenas na segunda-feira (20). O horário de funcionamento do local segue regular, das 6h30min até 18h no sábado,  e entre 6h30 e 12h no domingo.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Entre os estabelecimentos que oferecem refeições e lanches, a regra de limite de capacidade também vale. O atendimento poderá ser tanto presencial, no sistema drive-thru (respeitando o horário do toque de recolher, ou seja, podendo funcionar das 5h às 20h), ou delivery. Não está permitido consumação nestes locais.

Com apenas quatro barracas autorizadas a funcionar, as de venda de hortifruti, a Feira Central de Campo Grande decidiu fechar as portas durante todo o fim de semana. O atendimento no local retorna apenas na quarta-feira.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

No setor da construção civil, fica liberado realização de atividades em canteiros de obras e também a abertura de lojas de materiais de construção. No caso das lojas, além de só ser permitido clientes até completar os 30% da capacidade do estabelecimento, a abertura fica permitida entre 5h e 20h, conforme alvará.   

Serviços – No setor de serviços, também há duas situações, os que podem abrir as portas e os que funcionam sem atendimento direto ao público,

Consideradas como atividades de reparos emergenciais, as oficinas e borracharias podem funcionar em ritmo de plantão, com portas fechadas e atendimentos apenas caso seja necessário fazer reparos. Também fica permitido que o prestador de serviço vá até o local onde o reparo será necessário. Os lava-jatos podem buscar, lavar e devolver os veículos dos clientes.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Pet shops e clínicas veterinárias podem abrir para atendimento presencial apenas em casos de necessidade de atendimento médico veterinário. Vendas de produtos apenas são permitidas por delivery.

Postos de combustíveis podem funcionar das 5h às 20h, conforme alvará.

Transporte – Os ônibus do transporte coletivo da Capital podem trafegar até 21h30, conforme horário defino pelo Consórcio Guaicurus. Táxis e serviços por aplicativo estão liberados, devendo cumprir com regras de biossegurança.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Bancos e lotéricas - Com autorização para funcionamento apenas em dias de pagamento do auxílio emergencial por parte do Governo Federal, estes estabelecimentos ficam fechados neste fim de semana, pois não há previsão de nova liberação de lote de saques por parte da Caixa Econômica Federal para este sábado. Mas, no fim de semana que vem, podem funcionar no sábado.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Outras permissões – Conforme decreto, empresas de fornecimento de água, esgoto, limpeza urbana e energia elétrica também podem funcionar durante o fim de semana. Distribuição de gás, telefonia e internet; coleta e reciclagem de lixo; segurança particular; cemitérios e funerárias; hotéis e pousadas; e ações de fiscalização e polícia também fazem parte das atividades essenciais. Para funcionamento, as regras de biossegurança devem ser obedecidas.

Nos siga no Google Notícias