ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Saiba se a Prefeitura vai pagar parte do seu aluguel com nova lei na Capital

Programa ir á beneficiar famílias com até três salários mínimos e até agora 120 imóveis já estão cadastrados

Gabriela Couto | 07/07/2021 17:44
Os 80 apartamentos do novo residencial no bairro Cabreúva, atrás do Centro Belas Artes, serão alugados com novo programa (Foto Reprodução)
Os 80 apartamentos do novo residencial no bairro Cabreúva, atrás do Centro Belas Artes, serão alugados com novo programa (Foto Reprodução)

Com um déficit habitacional de 40 mil campo-grandenses, a Prefeitura deve publicar nos próximos dias a regulamentação do programa “Locação Social”. A ideia é ocupar os imóveis ociosos da Capital e garantir a moradia para quem precisa.

Ao todo serão quatro modalidades possíveis de locação que contarão com auxílio municipal. “Não chegamos a um número por conta de valores que vamos poder implementar nesse programa. Nós próximos dias será fechado o subsídio que será garantido como parte desse aluguel”, afirmou o diretor de Atendimento, Administração e Finanças da Amhasf (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários), Cláudio Marques Costa Junior.

Ainda serão credenciadas as imobiliárias interessadas em participar do programa. O que já está definido é o público que poderá participar do Locação Social e com isso um teto do valor do imóvel locado que não pode passar de R$ 800 a R$ 1 mil. “Serão famílias com até três salários mínimos por mês. O cadastro ainda será aberto, por enquanto não precisam procurar a agência.”

Dentre as alternativas estudadas estão imóveis do município que serão requalificados para locação. Também serão estabelecidos critérios de seleção dando prioridade a grupos como idosos, mulheres vítimas de violência e pessoas com deficiência.

“Acredito que no próximo mês já dê início ao plano piloto com as primeiras famílias contempladas”, acrescentou Cláudio. Além das casas e apartamentos das imobiliárias que estão prontas e serão cadastradas, a Prefeitura já definiu que 120 imóveis que serão construídos nos próximos anos integrarão o programa.

Um deles será o futuro residencial no Bairro Cabreúva, localizado atrás da obra parada do Centro de Belas Artes. Os 80 apartamentos que devem ser sorteados no dia 6 de agosto vão locados. “A obra está prevista para ser concluída em dois anos. Devem começar no dia 10 de outubro, mas serão liberados por módulos. Ali funcionará o programa de aluguel social.”

Também fará parte do programa de subsídio da Prefeitura o Condomínio da Melhor Idade que terá 40 moradias para idosos. A previsão é que seja construído a partir de agosto com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). “Os recursos para pagar o aluguel serão próprios da agencia de habitação e também da fonte 1.”

Nos siga no Google Notícias