ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, DOMINGO  13    CAMPO GRANDE 21º

Capital

"Salve geral" do PCC põe servidores da segurança em alerta

Serviço de inteligência da Sejusp foi acionado e apura veracidade da ameaça

Marta Ferreira | 22/03/2020 19:09
"Salve geral" do PCC põe servidores da segurança em alerta
Tropa do Batalhão de Choque chega à Máxima durante uma das operações contra lideranças do PCC, que domina a massa carcerária. (Foto: Arquivo)


Não bastasse a crise no sistema de saúde por causa do novo corinavírus, a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública ) foi alertada neste domingo (22) sobre um  “salve geral" que partiu de lideranças do PCC (Primeiro Comando da Capital), com ordem  atacar e executar agentes de segurança pública. Os detentos estão sem visita por causa da pandemia, mas a massa carcerária, dominada pela facção, está insatisfeita também com transferências realizadas, inclusive a presídios federais.

Em carta a que o Campo Grande News teve  acesso' datada de 5 de março, e atribuída a integrantes do PCC, as palavras são pesadas.Falam em matar policiais de todas as forças.

A reportagem apurou também que detentos chegaram a fazer 'greve' se negando a comparecer a audiências no Fórum de Campo Grande, na semana passada.

O titular da Sejusp, Antônio Carlos Videira, informou ao Campo Grande News ter recebido denuncia nesse sentido do Sindsap ( Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária ). "Imediatamente acionamos a Superintendência de Inteligência da Sejusp, que integra todas as demais agências de inteligência dos órgãos  da secretaria, além de outras agências externas com o fim de apurar a veracidade do denunciado', declarou.

De acordo com Videira, "todas as providências acerca dessa denúncia, estão sendo adotadas para conferir a confiabilidade da fonte que a enviou para o sindicato, assim como para segurança dos polícias penais", prossegue.

Inicialmente, levantou a reportagem, Gisp (Gerência de Informações do Sistema Prisional) atribuiu a carta a presos de São Paulo, onde de fato houve ações criminosas do PCC na semana passada, inclusive fugas.

Porém, o Campo Grande News recebeu a informação de ameaça no Estado de mais duas fontes além do Sindicato.

Em seu site, a entidade publicou alerta aos servidores sobre o 'salve geral'.

 " A orientação do Sinsap é que os Agentes mudem sua rotina, principalmente o trajeto ao trabalho, e mantenham a atenção redobrada em suas atividades dentro dos presídios', diz o texto.

 “Não é a primeira vez que servidores tornam-se alvo de criminosos, por simplesmente exercerem a sua função de proteger o Estado e garantir a segurança nos presídios”, afirma o presidente do Sinsap, André Luiz Santiago.

Nos siga no Google Notícias