A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

28/10/2011 16:32

SAMU diz ter seguido protocolo para socorrer vítima de escorpião

Ana Paula Carvalho, Francisco Júnior e Marta Ferreira

Criança morreu 18h após ser picada por escorpião amarelo

Pai chora ao falar sobre acidente. (Foto: Pedro Peralta)Pai chora ao falar sobre acidente. (Foto: Pedro Peralta)

Durante o velório da menina Maria Eduarda Rissi, de 3 anos, morta 18h após ser picada por um escorpião amarelo, no bairro São Francisco, em Campo Grande, o pai dela Valmir Rissi José,32 anos, alegou que a criança só recebeu o soro antiveneno quase três horas após o acidente e, que uma das dificuldades foi conseguir uma ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para socorrer a menina.

De acordo com o coordenador do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Mauro Luiz de Brito, que não quer fazer um contraponto com o que a família disse, o primeiro contato feito com o serviço foi às 19h47 de quarta-feira, e, pelas informações repassadas pela pessoa que ligou, a médica reguladora entendeu que não havia risco iminente de morte e que por isso orientou o comunicante a levar a criança, com veículo próprio, ao posto de saúde mais próximo.

Ainda de acordo com ele, durante o atendimento por telefone, são feitas várias perguntas que ajudam o regulador a identificar se o caso é grave e que as técnicas utilizadas pela médica são padrão. Ele relatou que se tivesse sido identificado a gravidade, uma ambulância teria sido disponibilizada.

O segundo contato foi realizado às 20h37 pelo pai da menina. Ele estava bastante exaltado. A terceira ligação aconteceu às 22h18, quando a equipe UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Coronel Antonino avisou que o caso havia se agravado e pediu que a criança fosse transferida ao Hospital Regional. Ainda de acordo com o coordenador, uma viatura foi disponibilizada e realizou a transferência.

Atendimento na UPA - De acordo com o médico especialista em pediatria emergencial, Carlos Roberto Moreira, a Maria Eduarda chegou à UPA consciente e vomitando. O acompanhante avisou que ela havia sido picada por um escorpião, como de rotina, o médico entrou em contato com o Civitox (Centro Integrado de Vigilância Toxicológica) e informou sobre o caso.

Como não sabiam que era um escorpião extremamente venenoso, realizaram o procedimento de praxe. Ela recebeu medicamento antialérgico e outros analgésicos. Às 21h30 como o quadro dela não melhorava, eles entraram novamente em contato com o Civitox e foram orientados a transferi-la para o Hospital Regional.

O médico acredita que talvez a menina não tivesse sobrevivido, mesmo tendo sido levada direto para o hospital e não para a UPA. “O veneno desse escorpião e muito forte e, o fato de ser criança contribuiu para a gravidade do quadro. O veneno atinge os órgãos vitais e vai direto ao coração”, diz.

Ele também disse que não conhecia casos com o escorpião amarelo, já que quase não há ocorrências desse tipo.

Hospital Regional - A criança deu entrada no hospital ás 23h, levada pelo SAMU, quando chegou o quadro já era grave. Ela apresentava insuficiência respiratória e foi encaminhada direto ao CTI pediátrico.

Maria Eduarda passou por exames,recebeu medicação e o soro antiveneno. O quadro evoluiu para um edema agudo de pulmão e ela entrou em colapso.

Ela morreu às 13h de ontem em decorrência do edema, hemorragia pulmonar e parada cardíaca respiratória.

Menina de 3 anos morreu 18 h após ser picada por escorpião amarelo
Ela faria aniversário na segunda-feira e a festa já estava preparada. Criança teve 3 paradas cardíacas e hemorragia pulmomarForam 18 horas entre a p...
Criança de 3 anos morre após ser picada por escorpião em Campo Grande
O inseto que picou a criança é da espécie Tityus Serrulatu,mais conhecido como escorpião amarelo, considerado um dos mais venenosos da América do Su...


Já ví o pessoal do Samu salvando vidas, fiquei boquiaberto. Que benção hem? Mas esse tal protocolo está estragando tudo, Vamos lá autoridades responsáveis, cadê o senso de responsabilidade?
 
Carlos Ramires em 29/10/2011 12:20:10
POR FAVOR... NÃO VAMOS ESQUECER DESSA TRAGEDIA E FAZER MAIS VITIMAS. ESSA REGIÃO NÃO É SÓ INFECTADA PELO MOSQUITO DA DENGUE MAIS TAMBEM POR ESCORPIÃO AMARELO, NA MINHA REGIÃO, CONJ. OTÁVIO PÉCORA, TA INFESTADO, A ZOONOSE CONSTATOU. MESMO DEDETIZANDO, SEMPRE APARECE ESCORPIÃO NA MINHA CASA, AS ULTIMAS VEZES APARECERÃO MORTOS.
ESTOU DESESPERADA, TEM QUE SER DEDETIZADA TODAS AS CASAS.

 
LUZIA BARBOZA SERRANO em 29/10/2011 10:57:47
Olha que DEUS conforte o coração dessa familia, ja passei por caso que precisava de uma ambulancia para ir para o hospital liguei, mas disseram que eu tinha que chamar um vizinho uma vez que nao tenho carro proprio........MEU PROBLEMA NERVO CIATICO....SAMU UM CASO A SER REPENSADO.
 
Robson Borges em 29/10/2011 09:50:21
Olha , isso é um abssurdo ,pois os plantonistas médicos ficam nos postos só pra ganharem o dinheiro, não tem as devidas atenção com o doente . esse caso é tipico , acharam que éra banal. mesmo com os casos ditos PITIS isso tem perdidos varios pacientes , a população nem fica sabendo .
 
Juvenal d solza em 29/10/2011 09:14:51
Isso é uma falta de respeito com o ser humano, as pessoas leigas no assunto, se soubesse da gravidade de tais problemas, não se chamariam leigas...Ta ai o serviço de saúde publica para ajudar.Mas isso é impossível. o desrespeito com as pessoas começa la dentro.
Por que esta essa bagunça no SUS, não se diz que é tão completo?
 
Amanda Leão em 29/10/2011 05:02:34
Essa questão de protocolo é séria. Não culpo só o médico mas sabemos que se for seguir protocolos muita gente morre. Se tem ambulância disponível porque aguardar até que essa criança chegasse a um estado crítico para encaminhá-la? O pai fez certo, levou ao Ps mas este deveria ter encaminhado urgentemente ao serviço especializado, protoc. tem matado mais que AIDS e CANCER. COSSEMS reveja esse prot.
 
celina flores em 29/10/2011 03:25:42
Moro perto do posto de saúde do Coophavilla 2. minha mãe que na época estava em tratamento contra um câncer estava passando mal em minha casa, desmaiando, corri ao posto e tinha um veiculo do SAMU parado e o atendente de uniforme tomando tereré na frente do posto,implorei pra ele se deslocar em casa e levar minha mãe ao hospital, mas ele ignorou o fato, disse q eu tinha q ligar antes#Protocolo#
 
Tatiane Silva em 29/10/2011 01:25:08
Agora fica a pergunta: Por quê a atendente da SAMU não instruiu o casal para levar essa criança ao HR? Numa situação dessa é normal que os parentes fiquem nervosos e esqueçam disso, ou até nem saiba para onde correr, já que é um caso atípico. Mas os atendentes do SAMU deveriam SABER, ATENDER E INFORMAR!
 
Rosângela Birtes Nunes em 28/10/2011 11:03:44
No meu ponto de vista de leigo esse tal atendente é médico? Se for foi no mínimo falta de competência do atendente, se não foi, fica a pergunta, mesmo por telefone isso é um atendimento médico não é? Isso não se chama exercício ilegal da medicina? por que mesmo um farmacêutico formado não pode fazer diagnóstico nenhum que o cara corre o risco de ser preso... pq a lei não funciona pro governo?
 
Eder Samaniego Villalba em 28/10/2011 10:32:53
agora tudo mundo quer tirar o seu da reta, só a familia que sofre com a perda da filha,esse samu é uma brincadeira
 
antonio dias em 28/10/2011 10:22:16
Corpo de bombeiros e SAMU em CG só atende quando tem televisão filmando ou vai virar noticia, eu achava maravilhoso esses serviços até o dia que precisei e não fui atendida por falta de viatura. Graças a Deus nunca mais precisei!
 
Anete Trindade Vargas em 28/10/2011 09:59:08
"Talvez" onde esse medico conseguiu seu diploma?Estamos falando de vida e isso não deixa margem para suposição.
Quanto ao atendimento do samu,todo mundo sabe que uma picada de escorpião pode ser fatal em idoso ou crianção.
Essas pessoas são treinadas e preparadas para salvar vidas.Isso quer dizer que elas tem a obrigação de não errar e trabalhar com todas as probabilidades possíveis para não errar
 
Edson Carlos Vicente Barbosa em 28/10/2011 09:52:26
realmente o SAMU ja salvou milhares de vidas, porem essa situação de perguntar p/ quem ta no telefone como está a vitima é complicado...pois ja liguei duas vezes pedindo socorro p/ trerceiros e eles (samu) começaram a perguntar perguntas técnicas e eu não sabia reponder ai me stressei e eles mandaram a viatura...mas a pessoa que liga não é técnico e cada reage de uma maneira diferente ao trágico.
 
pedro silva em 28/10/2011 09:47:16
Eu conheço de perto a rotina da central de regulação,não são todos os médicos porquê há áqueles que têem compromisso com a vida.e há outros médicos que costumam minimizar as queixas dos pacientes e não dão a devida atenção a casos como estes.
 
sebastiao macedo em 28/10/2011 09:34:10
A obrigação deles é salvar vidas, se a menina não sobreviveu que protocolo é esse?????
Força aos familiares!!!!
 
JOÃO CARLOS em 28/10/2011 08:55:05
SAMU eh uma vergonha... esse regulacao deixa muito a desejar, medicos incompetentes, e que agem com pouco caso e desdem... se precisarewm liguem para o bombeiro!!!!!
 
joao da silva martins em 28/10/2011 08:41:13
Acho q esse negócio de se fazer uma pré consulta por telefone é a maior furada, quem me diz q a pessoa do outro lado da linha vai saber dar as características certas, para o "médico" q a atendeu dizer se é grave ou não. PM, bombeiro, Samu, são todos iguais, com
esse protocolo furado. Já precisei do Samu, e não fui atendida...Q Deus conforte os pais desse anjinho.
 
ILSA RITA SANTA CRUZ em 28/10/2011 08:18:53
isso ai e um absurdo, SAMU fica numa enrolaçao pra atender, no final vc liga la e oq acontece passam os procedimentos que um tecnico tinha que fazer e nao uma pessoa leiga, infelizmente nossa saude e uma caos, agora pergunto caso de escorpiao cade os agentes de saude, na hora da greve e aparece um monte mas pra visitar as casas pra ver isso nenhum, vergonha MS vergonha Campo Grande.
 
Humberto oliveira Bueno em 28/10/2011 08:17:21
O MEU DEUS DE FORÇA PRA ESA FAMILIA, E MUITO DIFICEL PERDE UMA FILHA ASIM...
 
donato barcaça junior em 28/10/2011 07:39:33
Saúde Pública, Santa Casa de Campo Grande e agora esta pobre inocente que morre por falta de assistencia. Chegou a hora da população dar uma resposta por este descaso do poder publico...quantas vidas ainda teremos que perder pela omissão dos verdadeiros responsaveis???? Chega de discursos cheios de demagogia...A vida é prioridade e esta em primeiro lugar....Meus sentimentos para os familiares...
 
Carlos Alberto em 28/10/2011 07:35:24
....nas duas veses tentamos solicitar o serviços do samu que me desculpem, mas se depedesse deles já era ne orientar do que faser, sorte de quem foi atendido por eles eu não posso diser o mesmo infelismente, ainda bem que não aconteceu o pior.
 
Dorival Candido de Souza em 28/10/2011 07:14:31
Que Deus acolha esta pequena e dê a sua família forças para seguir em frente... quanto ao poder público, infelismente só temos decepção.
 
jose carlos em 28/10/2011 07:12:58
Olha a gente entende que realmente ah um fluxo muito grande de atendimento pelo samu, mas fiquei muito decepcionado aqui na minha casa nunca tinha-mos tido problema grave de necessidade de socorro urgente foi com minha filha primeiro e dias depois ocorreu comigo uma coicidencia tremenda tivemos um tipo de crise a asma sei lah o que eh uma parada respiratória assutadora e nas duas veses tentamos...
 
Dorival Candido de souza em 28/10/2011 07:10:36
EU ACHO QUE EM PRIMEIRO LUGAR TERIA QUE SER PERMITIDO DEMITIR FUNCIONARIO PUBLICO PORQUE SO ASSIM ELES IRIAM TER MAIS UM POUCO DE CONSIDERAÇAO COM AS PESSOAS QUE PRESCISA DESTE TIPO DE ATENTIMENTO, NAO SAO TODOS . MAS UMA GRANDE MAIORIA TRATA AS PESSOAS COMO SE TIVESSE FAZENDO FAVOR DE ATENDE-LOS SENDO QUE NA VERDADE GANHAM PARA ISSO.
 
rozilda a. farias em 28/10/2011 06:56:26
época de calor. Segundo a lenda, o escorpião têm hábitos noturnos, mas todos que encontrei( 5 escorpiões amarelo) foram pela manhã.
Concordo com todos os leitores, foram pontuais em suas colacações e faço de suas palavras as minhas.
Meus profundos sentimentos a família dessa cça.
Que Deus conforte os jovens pais, dando conforto nesse momento de tanta tristeza.
 
neyde de oliveira em 28/10/2011 06:55:47
A maioria desses reguladores que atendem são inexperiente recém formados a um despreparo, ambulância quebradas a saúde esta feia no Brasil muita corrupção.
 
pamela gomes em 28/10/2011 06:53:34
Aqui no São Francisco(rua José Antônio), meia quadra da ultramedical sempre encontrei escorpião amarelo. Certa vez, achei um sobre meu travesseiro. Liguei p/ o orgão competente e fui orientada capturar o "bicho" e colocar em um vidro, que no dia seguinte iria um funcionário do referido orgão pega-lo. Estou esperando há 4 anos,rs,rs,rs... Essa região é infectada de escorpião amarelo, principalmente
 
neyde de oliveira em 28/10/2011 06:49:16
Bem irônica a população de Campo Grande, esse foi um caso lamentável sim, uma fatalidade, porém quantas vidas já foram e são salvas pela equipe do SAMU ,seja em via publica ou na propria residencia.
 
william sousa em 28/10/2011 06:48:56
Interessante. Cidadão é picado por animal peçonhento ou atacado por felino nos confins do pantanal, helicoptero levanta vôo da base aérea para socorrer a vitíma. Agora na capital; Campo Grande; há dificuldades de recorrer a ambulância para socorrer
criança(s) ou adulto(s); seja picada por animal peçonhento ou por outra causa. Preocupante!!! Há algo de errado na logística de socorrooooo...
 
CARMEM SILVA em 28/10/2011 06:24:42
Lamentável o atendimento público. Como que uma médica acha que o estado de saude é ou nao grave POR TELEFONE? A menina foi picada por um ESCORPIÃO. Uma verdadeira palhaçada. E essa médica? cade ela? tá solta? vai ficar por isso mesmo? Sabemos que NADA vai acontecer. Que Deus conforte pais e amigos desse anjo, que a ANJINHA descanse em paz.
 
Gisele Ferreira em 28/10/2011 06:18:12
Culpa de quem? nossa uma criança tao linda que se vai, que Deus de força a familia pois eles tentaran de tudo para salvar sua filha , mas um peqno erro fez tudo ir por agua abaixo.... Que Deus ajude nossas crianças aqui , porque nessa terra ninguem estao respeitando os de boa fé.
 
paulo sandro benites em 28/10/2011 06:09:56
LENDO ESTA MATERIA PARA MEU PAI COM 93 ANOS.DISSE QUE PROTOCOLO?ENTÃO QUEM MATOU A CRIANÇA NÃO FOI O VENENO DO ESCORPIÃO.FOI O PROTOCOLO.POIS QUENDO ERA MENINO LA PELOS ANOS 1929,SUA IRMÃ DE 8 ANOS FOI PICADA POR ESCORPIÃO AMARELO,LA NA FAZENDA E O QUE TINHA ERA SO QUEROSENE ELA TOMOU QUEROSENE E GEMEU GRITOU POR UMA S 10 HORA. E SE SALVOU.
 
geraldo menezes em 28/10/2011 06:05:32
Todo atendimento por telefone implica na falta de sensibilidade de quem atende. Se no balcão do posto de saúde, vendo a pessoa doente, a indiferença com o sofrimento é ultrajante... imaginem pelo telefone. É quase impossível melhorar o sistema porque quem trabalha na saúde vai ficando insensível. Existem poucos vocacionados. O resto busca salário de sobrevivência e pronto. Uma indignidade!
 
elias fernando em 28/10/2011 06:00:42
Concordo inteiramente com o que diz o Celso Martins. Qualquer picada de escorpião é grave. A situação do SAMU em Campo Grande é vergonhosa e nos deixa indignados. Quantas pessoas ainda perderão sua vida até que o SAMU se organize para prestar um serviço decente aos cidadãos? Cadê o atendimento humanizado? Gente, isso é muito sério, não podemos nos calar e aceitar esse tipo de acontecimento.

 
Lucimar Goedert em 28/10/2011 05:51:54
Acho que o atendimento tanto do Samu, quanto no UPA deveria ser mais minucioso, pois o atendente é que deveria questionar a familia sobre detalhes do escorpião pra tomar as medidas necessárias no atendimento médico. Os profissionais de saúde é que deveriam se qualificar mais !!!
 
Heloisa Martins em 28/10/2011 05:43:12
ate quando isso vai acontecer sera que tem que morrer mais uma pessoa para as nossas autoridades tomarem providencias ou vao deixar morrer mais um este serviço do samu é uma vergonha eles nao poem pessoas qualificadas para atender a populaçao mas se fosse parente desta pessoa que atendeu a ocorrencia teria ido na mesma hora mas como nao é fica por isso mesmo ate quando
 
marcelo de souza silva em 28/10/2011 05:22:52
a maioria dos atendimentos é realizada e finalizada por um operador de telefone, se ele achar que deve passar para um medico ai ele passa, e é sempre o mesmo bla bla bla, leva para um posto de saude e etc, so quando nao tem jeito mais é que eles encaminham uma ambulancia, esse caso veio a imprensa pois a familia tem acesso e sabe criticar, e quantos outros ficam sem sequer reconhecimento.
 
jose carlos em 28/10/2011 05:06:05
Apesar de ser leigo no assunto, sei que se a menina tivesse sido levada direto para o HR, e tomado o soro em até 1 h após o acidente, a possibilidade de que a mesma não viesse à óbito seria muito maior.
Creio que seja o momento do SAMU reavaliar seu protocolo, pois estamos falando da vida de uma criança de 3 anos. Queria ver, se a cirança fosse filha de alguém do SAMU, se usariam este protocolo!
 
Celso Martins em 28/10/2011 05:02:10
Que protocolo de atendimento é esse? Que médica é essa? Uma picada de escorpião sempre é grave. Que falta de conhecimento orientar o pai a levar em um posto de saúde e não direto para o HR! É lamentável ver uma cena dessa, uma pequena vida perdida e um pai extremamente impotente com a situação... O SAMU precisa rever seus protocolos ou sua equipe. Estou indignada com isso!
 
Jackeline Prado em 28/10/2011 04:55:41
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions