ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Santa Casa atinge 85% da ocupação de leitos de UTI e caminha para índice crítico

Alta taxa de ala destinada a pacientes de covid-19 impacta transferências do HR, cuja lotação chegou a 98%, nesta terça-feira

Tainá Jara | 08/07/2020 14:59
Santa Casa disponibilizou leitos de isolamento para tratamento de pacientes da covid-19 (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)
Santa Casa disponibilizou leitos de isolamento para tratamento de pacientes da covid-19 (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)

A Santa Casa atingiu, nesta quarta-feira, 85% de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 80% dos clínicos, na Unidade do Trauma, destinada como retaguarda para tratamento de pacientes de covid-19.

Principal opção para transferências de paciente do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, referência para tratamento da doença no Estado, a unidade anunciou que terá de remanejar pacientes para comportar as mudanças e absorver a demanda do HR.

No Regional, a lotação chegou a 98% de ocupação ontem, por isso a necessidade de enviar pacientes com enfermidades que não sejam covid-19 para outros hospitais.

De final de março até agora, já somaram 71 pacientes transferidos do Hospital Regional para Santa Casa, entre leitos clínicos e UTI. O patamar inédito de ocupação de leitos no Regional demandou mais transferências para hospitais públicos e filantrópicos. O plano, até ontem, era realocar 46 pacientes nestas unidades.

As transferências nem chegaram a ser feitas e a taxa de ocupação na Santa Casa preocupa. Ao todo são 120 leitos disponibilizados para tratamento das pessoas diagnosticadas com a covid-19, sendo 100 leitos clínicos e 20 de UTI.

Acidente com motociclista nas Moreninhas, na quinta-feira passada. (Foto: Silas Fauzi)
Acidente com motociclista nas Moreninhas, na quinta-feira passada. (Foto: Silas Fauzi)

Acidentes em dobro - Outro agravante é que de forma geral cresceram novamente as internações em UTIs por conta de acidentes. No início da pandemia, a prefeitura adotou medidas para evitar os deslocamentos, coibir acidentes e assim diminuir o número de vítimas do trânsito, reduzindo também a necessidade de internações.

Mas por outro lado, com a pandemia, muita gente deixou de fazer acompanhamento de doenças e os quadros passaram a se agravar, também aumentando a lotação de Unidades de Terapia Intensiva.

Com fechamento do comércio na Capital, apenas 17 pessoas ocuparam em março leitos de UTI na Unidade do Trauma. Em abril, esse número subiu para 59. Com o afrouxamento das medidas de isolamento, em maio o número de paciente em UTI foi para 108 e em junho chegou a 119.

Agora, a Santa Casa informa que terá que deslocar pacientes que estão na Unidade de Trauma para o prédio principal, para conseguir atender covid.

Nos siga no Google Notícias