ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Santa Casa estuda transferir pacientes da psiquiatria para outro hospital

Guilherme Henri | 04/09/2017 23:55
Entrada principal da Santa Casa de Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio)
Entrada principal da Santa Casa de Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio)

A Santa Casa de Campo Grande estuda a possibilidade de transferir os pacientes que estão em seu setor de psiquiatria para o Hospital Nosso Lar. A medida seria tomada, caso a unidade de saúde feche as 10 vagas que possuí da especialidade.

A informação é da assessoria de comunicação da Santa Casa, que por meio de nota, esclareceu que “nada foi oficializado sobre o fechamento da ala de psiquiatria”.

Em contrapartida, a unidade de saúde admitiu que foi realizada reunião com a Comissão de Residência para a não abertura de novo concurso referente a vagas em 2018.

Sobre a possibilidade de fechamento da ala, a unidade justificou que, “o setor tem um custo de R$ 440 mil ao mês e o hospital recebe cerca de R$ 19 mil por mês (média dos últimos seis meses) para sua manutenção. Portanto a Santa Casa, que é apenas prestadora do serviço, é quem vem bancando em quase 100%. Para a existência e manutenção de um serviço é necessário seu financiamento, pois todos que trabalham precisam receber. Assim como seus insumos devem ser pagos e a Santa Casa não recebe tal financiamento para cerca de 95% dos custos realizados. Esta é a real causa da inviabilização do serviço”, explica.

Desfalque - A extinção das 10 vagas da unidade de saúde significaria a redução de 20% dos leitos que são ofertados pelos hospitais capacitados em oferecer o atendimento na área, considerando que no total, o município possuí apenas 52 vagas.

Questionada a Sesau (Secretaria de Saúde do Município) informou que não concorda com a medida e, por meio da coordenadoria desaúde mental encara a questão com preocupação, pois a medida pode prejudicar a assistência de pacientes que necessitam deste atendimento em especifico.

Por meio de nota, a secretaria ainda diz que “tem buscado insistentemente um entendimento com o hospital, justamente por conta da necessidade de se manter o atendimento à população. Inclusive, propôs aumentar em pelo menos 6 vezes o financiamento do serviço, entretanto o hospital se mantém irredutível”.

Hoje, além da Santa Casa, o município tem convênio com o Hospital Nosso Lar (30 leitos ) e Hospital Regional (12 leitos) para tratamento psiquiátrico.

Nos siga no Google Notícias