ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Santa Casa reativa 6 leitos de CTI e admite estar longe de atender demanda

Fabiano Arruda e Paula Maciulevicius | 04/04/2011 17:11

Outros dois leitos serão reativados nos próximos dias, segundo o diretor técnico do hospital

Diretor reativa leitos na Santa Casa, mas reclama de sobrecarga. (Foto: João Garrigó)
Diretor reativa leitos na Santa Casa, mas reclama de sobrecarga. (Foto: João Garrigó)

Foram reativados seis leitos de CTI (Centro de Terapia Intensiva) na unidade 2 da Santa Casa de Campo Grande nesta segunda-feira, conforme anunciado pelo prefeito Nelson Trad Filho (PMDB), na quinta-feira.

No entanto, o “reforço” ainda deixa o maior hospital público de Mato Grosso do Sul longe de atender a demanda. Só em março, foram mais de 20 mil atendimentos.

Segundo o diretor técnico da Santa Casa, Geraldo Faria, serão reativados mais dois leitos na unidade 3 nos próximos dias e, dentro de quatro meses, outros 12. Mesmo assim, ele reclamou da sobrecarga no hospital.

“Esperamos que o Hospital Regional termine a reforma de 40 leitos para desafogar a Santa Casa”, afirmou, explicando que a reativação dos leitos ocorreu com materiais que já existiam no hospital e que não foram feitas novas compras.

Ele também garantiu que a reativação ocorreu por conta da necessidade da Santa Casa e não por “polêmicas”.

Minutos após a ativação dos seis leitos, pacientes já estavam sendo encaminhados para as unidades.

Faria constatou que a falta de leitos “é um tremendo problema” na Santa Casa. Conforme ele, a unidade 1 está sendo ocupada por pacientes de cirurgias cardíacas, enquanto a unidade 3 não têm leitos funcionando hoje.

Ao todo, são 18 leitos em funcionamento na Santa Casa. O diretor também reclamou a mudança do perfil de atendimentos, com os traumas como maioria da demanda.

“Quanto mais tempo de demora (para o encaminhamento à CTI), mais grave o problema fica. A Santa Casa quer que esses pacientes (traumas) saiam o mais rápido possível, com menos sequelas, o que gera menor custo no tratamento”, explicou.

Nos siga no Google Notícias