ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Santa Casa retoma transplantes de rim em novembro e de coração em janeiro

Direção do hospital tem meta de fazer ao menos quatro procedimentos por mês

Anahi Zurutuza e Mayara Bueno | 17/10/2016 19:09
Presidente da Santa Casa, Esacheu Nascimento, durante inauguração do novo Hospital de Câncer (Foto: Alcides Neto)
Presidente da Santa Casa, Esacheu Nascimento, durante inauguração do novo Hospital de Câncer (Foto: Alcides Neto)

Com meta de realizar ao menos quatro transplantes de rim por mês, a Santa Casa retoma o procedimento em novembro. Segundo Esacheu Nascimento, o diretor-presidente do hospital, os transplantes de coração e córnea também devem voltar a ser feitos no maior hospital do Estado, mas em janeiro.

A Santa Casa voltou a fazer as cirurgias de rim em março do ano passado. Em julho, o primeiro paciente foi operado, mas o serviço foi interrompido por conta de uma deficiência na parte de análises clínicas. “Reformamos o laboratório e agora temos condições de voltar a atender nossos pacientes”, explicou.

Embora as cirurgias não estivessem sendo feitas, a captação de órgãos para enviá-los a outros Estados continuou. Tanto é que por várias vezes aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) saíram da Capital com corações, fígados, rins para salvar vidas em outros hospitais brasileiros.

A intenção da Santa Casa é também reabilitar agora as equipes para transplantes de coração e córnea. “Ainda estamos avaliando a possibilidade de fazer transplantes de fígado”.

Hoje, a fila de espera por transplantes de rim é de 60 pessoas, estima a direção do hospital. “Eles [pacientes] ficam esperando em média três anos para ter uma nova vida”, afirmou Nascimento.

O diretor da Santa Casa participou nesta segunda-feira (17) da inauguração de parte do novo Hospital de Câncer Alfredo Abrão, onde contou as novidades.

Nos siga no Google Notícias