ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Secretaria alega que bebê está sem ajuda para tratamento porque não acha família

Segundo a secretaria, família muda constantemente e não tem cadastro atualizado

Bruna Kaspary | 29/01/2019 06:55
Por causa das cicatrizes, dedos de Samara ficaram grudados nas palmas das mãos (Foto: Henrique Kawaminami)
Por causa das cicatrizes, dedos de Samara ficaram grudados nas palmas das mãos (Foto: Henrique Kawaminami)

A SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) alega que não consegue dar apoio para o tratamento da bebê, de 1 ano e 4 meses, que ficou com os dedos da mão colados depois de um incêndio porque não consegue localizar a família. A mãe teria direito a quatro vales transporte por dia que fosse ao hospital.

Através da assessoria de imprensa a secretaria explicou que, na época em que o incêndio aconteceul, a equipe responsável pela área conseguiu encontrar a família e até prestou a assistência possível, mas depois, quando foi fazer o acompanhamento, não localizou mais a casa.

Posteriormente, a equipe encontrou com Lucimara Cristina de Arruda, de 26 anos, em rua do bairro Dom Antônio Barbosa, onde a mãe mora com cinco filhos. Ela foi orientada a atualizar o cadastro no Cras (Centro de Referência em Assistência Social), segundo a SAS. Mas, a mulher não tomou tal providência, ainda conforme a secretaria.

Por meio da assessoria de imprensa, a pasta completou dizendo que a família muda muito de endereço e que há algumas denúncias Conselho Tutelar contra a mulher.

De acordo com Lucimara, mãe de Samara, o bebê ferido, a atualização foi feita, tanto que ela passaria a receber mais mensalidades do programa Bolsa Família, porque os nomes de alguns filhos que não estavam na lista foram incluídos.

Transporte - Ainda conforme a secretaria, como ela não apareceu novamente em nenhuma unidade de assistência social, também não houve o pedido de auxílio para o tratamento da menina. Caso solicitado, a SAS pode disponibilizar até quatro passes de ônibus todos os dias para que ela leve a filha ao hospital.

A limitação ao número de vales disponibilizados está ligada a um decreto que estabelece que o auxílio transporte é destinado apenas para o paciente e um acompanhante, o que ainda não seria suficiente para custear a viagem de todos os irmãos de Samara.

Couro cabeludo da menina também foi queimado durante o incêndio (Foto: Henrique Kawaminami)
Couro cabeludo da menina também foi queimado durante o incêndio (Foto: Henrique Kawaminami)

Lucimara contou em reportagem publicada pelo Campo Grande News no dia 26 de janeiro que teria que levar todas as crianças para o Santa Casa porque precisa estar cedo no hospital e os filhos estudam à tarde.

Para agravar a situação, Samara não é a única a ser atendida naquele horário e isso poderia atrasar a chegada dos mais velhos na escola. “Se eu saio meio-dia de lá, chego em casa só uma hora, e os guris precisam estar na escola esse horário, não vou deixar eles fora da aula”, explica.

A mãe gastaria por ida à Santa Casa ao menos R$ 31,60 com as passagens, uma vez que ela e três dos cinco filhos pagam para usar o transporte coletivo, cuja tarifa cusra R$ 3,95.

Prontuário - Na Santa Casa, o prontuário de Samara deixa dúvidas quanto ao tratamento. A menina foi liberada com recomendações médicas, mas não está detalhado no documento quais seriam. Outro agravante é o fato de que ela apareceu somente uma vez para dar continuidade no tratamento e, na semana seguinte, quando estava marcado o retorno, ela não foi.

Nesse final de semana, Lucimara recebeu uma ligação de um funcionário do hospital que se disponibilizou para ajudar a levar a menina na Santa Casa para dar continuidade no tratamento.

Incêndio - O incêndio no imóvel localizado na Rua Elídio Pinheiro foi registrado na manhã do dia 10 de julho. Uma vizinha relatou que acordou com gritos de crianças alertando sobre o fogo. Ao sair de casa para saber o que acontecia, a cena foi desesperadora: outros vizinhos ajudando as crianças a sair de casa tentando quebrar portas e janelas.

Devido ao fogo, o teto desabou e a estrutura da casa foi comprometida. Samara teve queimaduras de primeiro e segundo graus e ficou com internada na Santa Casa por quase um mês.

Nos siga no Google Notícias