A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

29/09/2011 19:49

Secretaria de Educação anuncia concurso para contratação de nutricionistas

Paula Maciulevicius

Com apenas uma nutricionista da prefeitura para quase 100 mil alunos, secretaria vai abrir concurso para contratar 15 profissionais

Episódio trouxe à tona a pequena quantidade de nutricionistas para a rede de ensino municipal. (Foto: Simão Nogueira)Episódio trouxe à tona a pequena quantidade de nutricionistas para a rede de ensino municipal. (Foto: Simão Nogueira)

Depois do episódio de intoxicação na escola municipal Iracema Maria Vicente, no bairro Rita Vieira, em Campo Grande, a Secretaria Municipal de Educação anunciou nesta quinta-feira que vai abrir concurso para contratar em média 15 nutricionistas.

O número de profissionais para as escolas é bem abaixo do exigido por lei, inclusive legislação municipal, que prevê uma nutricionista para até cinco mil alunos. Apenas uma nutricionista é ligada a prefeitura e atende 77 mil crianças, outras quatro são terceirizadas e são responsáveis por 23 mil estudantes.

A secretária Maria Cecília Amêndola da Mota disse que o concurso, ainda sem previsão para acontecer, depende da elaboração do plano de cargos e remunerações da Secretaria Municipal de Educação.

“Estamos montando uma gestão de apoio educacional que haverá um núcleo para a nutrição escolar”, explica.

Ainda de acordo com a secretária, o plano ainda nem começou a ser discutido, mas a previsão é de que comece este ano e o concurso seja aberto em 2012.

“Ainda será encaminhada a orientação para elaborar o plano, e em cima dessa reformulação abrimos o concurso. Será seguindo a legislação, em torno de 15”, acredita.

Mesmo com a lei municipal, de autoria do vereador Cristóvão Silveira (PSDB), que prevê um profissional de nutrição para cada grupo de 5 mil alunos, em vigor desde dezembro do ano passado, o número de profissionais não corresponde ao determinado.

Segundo o vereador, quando a lei foi promulgada o orçamento de 2011 já estava previsto.

“A lei não é aplicada em função do orçamento, porque demanda verba da prefeitura, mas acredito que pelas próprias circunstâncias, o orçamento vai implementar essa lei para o ano que vem”, ressalta.

Para o parlamentar, a lei já começa a ser executada a partir do anúncio da contratação de mais nutricionistas.

Caso - Estudantes tiveram dor de cabeça, diarréia e vômito, por volta das 14h30 desta terça-feira, na escola municipal Iracema Maria Vicente. No total 180 crianças foram vítimas de intoxicação e as causas ainda estão sendo analisadas. Uma das hipóteses apresentadas já foi descartada, de que a água tomada pelos alunos seria imprópria para o consumo ou teria alguma bactéria.

A Prefeitura abriu sindicância interna, acionou a Polícia Civil para investigar o caso, suspendeu as aulas na escola e determinou a retirada do cardápio dos alimentos suspeitos.

Mais de 10 equipes dos bombeiros e do Samu (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência) foram envolvidas. Na escola, o clima foi de pânico com pais e parentes das crianças chegando a todo o momento em busca de informações.



Acredito que o profissional de serviço social seja necessário estar no quadro efetivo da educação não só no município, mas também no estado, sendo que as vulnerabilidades sociais são causadoras de muitos danos a sociedade mais carente de acesso as informações e garantias de direitos. Tenho plena certeza que esse profissional irá contribuir muito para a melhoria da educação de nossa sociedade.
 
IZETE FONSECA RODRIGUES em 02/02/2012 01:07:42
Sei que é dificil compreender uma situação que ocorreu na escola. Mas levanto uma questão que já saiu neste veiculo de comunicação e HOJE novamente está on line o mesmo fato em outro local: OS POMBOS. As escolas são um criadoro de pombos. É só ir nas escolas que tem pombos, e o pessoal ASD faz a limpeza mas não retiram os pombos. NÃO ADIANTA AGORA CHORAR O LEITE DERRAMADO.Vamos corrigir a lacuna
 
Sidinei Marcio em 30/09/2011 10:33:24
ATÉ QUE EM FIM, O GOVERNO MUNICIPAL, ESTA TOMANDO CONHECIMENTO, DA OBRIGAÇÃO QUE TEM OS GOVERNADORES EM GERAL, SOBRE O DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO HUMANO, NÃO É SÓ EDUCAÇÃO, E SIM FORMAÇÃO ESTRUTURAL, CORPORAL, MENTAL, E POSTERIORMENTE O INTELECTUAL, NINGUÉM APRENDE NADA, DESNUTRIDO DE MICRONUTRIENTES, RESPONSÁVEIS PELO CRESCIMENTO, A MELHOR FACULDADE POSTERIOR AO DIREITO, É NUTRICIONISMO.
 
PEDRO BRAGA em 30/09/2011 08:13:30
Infelismente esta e a politica de nosssa pais ,será que so depois de uma tragedia que se ve a necessidade de colocar profissionais ,existe lei para que nossa escolas sejam contratados psicologos,assistente sociais e outros suma importancia mas que gestores vem como algo que onera ,mas não controlam coisas basicas .
Que pena so agora vem contratações ....
 
Vanusa Mendonça Giuseppin em 29/09/2011 10:01:00
Parabéns ao vereador Cristóvão Silveira, prefeito Nelson Trad e secretaria de educação Iracema Maria Vicente.
 
Pamela Leal em 29/09/2011 08:51:07
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions