ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Secretário diz "não cabe agora" discussão sobre nome da Guarda

Azambuja lembrou de lei municipal que atribui aos guardas atividades típicas de policiamento preventivo, ostensivo e repressivo

Clayton Neves | 02/07/2020 11:51
Guarda civis metropolitanos de Campo Grande durante policiamento nos bairros. (Foto: Paulo Francis)
Guarda civis metropolitanos de Campo Grande durante policiamento nos bairros. (Foto: Paulo Francis)

O secretário Municipal de Segurança Pública, Valério Azambuja, disse que "não cabe agora" discussão sobre troca do nome da Guarda Municipal, e classificou como indiferente decisão da Justiça que vetou a instituição de ser chamada Polícia Municipal. Segundo ele, independente da nomenclatura, os agentes continuarão exercendo as mesma funções que já desempenham.

Por unanimidade, nesta quarta-feira (2) Órgão Especial do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) votou favorável a pedido da AOFMS (Associação dos Oficiais Militares Estaduais de MS) feito em 2018, para anulação de emenda à Lei Orgânica do município, de 2017,  que deu nome de Polícia à Guarda.

“Essa decisão não interfere em nada nas ações  já praticadas pela Guarda. Além disso, o trabalho que desempenhamos diariamente nas ruas é mais importante que fixar o nome polícia municipal na porta de viatura”, comentou o secretário.

Azambuja lembra ainda da Lei Complementar 358 de 2019, válida em Campo Grande e que elaborou estatuto do órgão, atribuindo aos guardas atividades típicas de policiamento preventivo, ostensivo e repressivo.

“A Guarda vai continuar fazendo rondas preventivas, vai atuar no trânsito, na patrulha Maria da Pena junto com a Casa da Mulher Brasileira e nas fiscalizações ambientais da Semadur. Nada vai mudar”, informa.

Na decisão do TJ, desembargadores entenderam que a Câmara de Vereadores não poderia legislar sobre o tema e alterar o nome da corporação, assim como foi feito. Para ser válida, a proposta deveria ser encaminhada pelo Poder Executivo, a exemplo da Lei 358 de 2019.

Mesmo com possibilidade de a proposta de alteração da nomenclatura ser novamente apresentada, desta vez pela Prefeitura, o secretário de segurança afirma ser remota a possibilidade no momento. “Essa discussão não cabe agora”, comentou.

Nos siga no Google Notícias