ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Sem empresa de limpeza, prefeitura faz mutirão em cemitérios

Zana Zaidan | 22/10/2013 18:42
No cemitério Cruzeiro, mais de 50 homens se revezam em regime de urgência para limpeza (Foto: Cléber Gellio)
No cemitério Cruzeiro, mais de 50 homens se revezam em regime de urgência para limpeza (Foto: Cléber Gellio)

Os dois cemitérios públicos municipais de Campo Grande, Santo Amaro e Cruzeiro, vão estar com a manutenção em dia para visitação no feriado de Finados, 2 de novembro. Pelo menos é o que espera a prefeitura, que estabeleceu mutirão para limpeza dos túmulos, capina e conservação das calçadas do entorno.

A dez dias da data em que os cristãos fazem nos cemitérios, a urgência acontece porque a prefeitura está sem empresa para fazer o serviço.

Desde o dia 17, servidores municipais que tem como atribuição cuidar da manutenção de vias, escolas, Ceinfs, e outros espaços públicos, alocados na Seintrha (Secrataria de Infraestrutura, Transporte e Habitação), foram remanejados para fazer o mesmo serviço temporariamente nos dois cemitérios: no Santo Amaro são 64 encarregados, enquanto no Cruzeiro, 54 funcionários receberam a função. O trabalho é feito diariamente das 7 às 17 horas.

No Santo Amaro, a limpeza para receber a população no feriado de Finados também já começou (Foto: Cléber Gellio)
No Santo Amaro, a limpeza para receber a população no feriado de Finados também já começou (Foto: Cléber Gellio)

Acúmulo de funções - O grupo remanejado foi informado que o contrato com a empresa especializada foi cancelado e que, por isso, precisariam trabalhar nos cemitérios. “Explicaram, mas garantiram que em 15 dias voltaríamos à rotina normal”, conta um dos trabalhadores. Nenhum deles quis se identificar porque a prefeitura não autorizou os servidores a passar informações sobre a medida.
Além da limpeza, o trabalho de coveiro também tem sido feito pelos remanejados. “Final de semana que fica mais complicado, porque o certo era ter quatro pessoas para conseguir carregar um caixão. Mas só ficam dois, e aí complica para nós, e contamos com a ajuda de um parente do morto para dar conta”, relata outro funcionário.

Por duas vezes, a prefeitura de Campo Grande revogou a concorrência aberta para a contratação de empresa especializada para manutenção dos cemitérios. No dia 5 de setembro, a decisão foi publicada no Diário Oficial da cidade. No dia 17, o Executivo adiou pela segunda vez o pregão para escolha da empresa.

Nos siga no Google Notícias