A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

21/01/2013 22:27

Sem intérprete, universitária surda é impedida de ir às aulas

Viviane Oliveira e Nadyenka Castro
Iraene conta que sonha em realizar o desejo da filha (ao lado) ser bióloga. (Foto: Simão Nogueira)Iraene conta que sonha em realizar o desejo da filha (ao lado) ser bióloga. (Foto: Simão Nogueira)

A comerciante Iraene Rodrigues Nogueira, 45 anos, vive um drama desde o dia 10 de janeiro deste ano, quando matriculou a filha no curso de Biologia em uma universidade particular, em Campo Grande. A mãe busca garantir para a filha deficiente auditiva, Tábata Larissa Rodrigues Lopes, 20 anos, o direito de ser auxiliada por um intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais). A faculdade se nega a contratar um profissional.

Iraene conta que descobriu a deficiência da filha, quando ela tinha 6 meses. Desde então foi uma maratona pra conseguir que todos os direitos de Tábata fossem cumpridos a risca. No começo da vida estudantil, a jovem chegou a reprovar três anos por falta de um intérprete na sala de aula.

“Sempre foi uma luta, no entanto eu consegui que o interprete a acompanhasse até o final do ano passado, quando ela terminou o 3º ano”, disse.

Tábata, que sempre estudou em escola pública, foi aprovada no vestibular para cursar Biologia na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). No dia da matricula, ao informar sobre a deficiência da filha a mãe ficou surpresa com a resposta. “A universidade disse que eu teria que contratar uma intérprete de acordo com a necessidade dela ou acompanhá-la nas aulas”.

Na hora a mãe ficou tão revoltada com a posição da universidade que decidiu ir embora sem fazer a matrícula. No mesmo dia, ao ser orientada por uma amiga, voltou e fez a inscrição da jovem na faculdade. “É o sonho da vida dela. Ela fala que depois que terminar Biologia, quer cursar Veterinária”.

Iraene procurou o MPE (Ministério Público Estadual) e a amanhã terá uma audiência para discutir o assunto com reitor da universidade. “Eu não durmo à noite de ansiedade, não vou ficar tranquila enquanto não resolver esta situação”, afirma a mãe com os olhos lacrimejando.

A assessoria de imprensa da UCDB informou que a acadêmica já foi informada do posicionamento da universidade, que não oferece um profissional para acompanhá-la durante o curso.

De acordo com o MEC (Ministério da Educação) o artigo 14 do decreto 5.626 de 2005, que regulamenta a Lei de Libras, instituições de ensino superior particular "buscarão implementar as medidas". Medidas para "assegurar atendimento educacional especializado aos alunos surdos ou com deficiência auditiva"

 



é triste ver que em um pais como este com tanta diversidades, vermos que ainda o preconceito ainda existe, até mesmo a onde não deveria existir peço um pouco mais de respeito pois somos todos iguais dependente se em chegamos ouvimos ou não .
nunca desista do seus sonhos, pois neguem mesmo, tem o direito de fazer com que você desista e a universidade digo que um vergonha pois pagamos tão carro ,e por que não ter o direito preservado, espero um dia vivemos em mundo sem desigualdades há onde somos todos iguais.
 
vanessa Barbosa em 15/12/2013 11:26:36
infelizmente ainda existem muito preconceito com os deficientes em todos aspectos mas se lutamos pelos nossos direitos conseguimos realizar nossos objetivos.
 
maria agda rios alves em 24/11/2013 18:53:09
É uma vergonha pois o preconceito aumenta cada vez mais,as pessoas não tem consciência de seus atos o quanto prejudica a outra com seus comentários absurdos.todos somos iguais não importa a raça,cor ou origem.
 
ana maria em 23/11/2013 10:19:26
com a evolução mercantilista e até mesmo a informatização mundial e sabendo de todos estes fatos ocorridos acerca das pessoas portadoras de alguma deficiência , podemos perceber que está havendo um certo esquecimento da realidade por parte do governo , ou seja, é louvável que o mundo cresça , mas é necessário que todos os participantes deste "novo mundo" estejam enquadrados e se necessário adaptados nesta forma de vida, independente de língua,raça,cor,posição eclesiástica e até mesmo (principalmente) pessoas portadoras de alguma deficiência cheias de energia para conquistar !!!
 
rone trovelli em 22/11/2013 07:38:56
acho um descaso com as pessoas que tem alguma deficiência,pois a faculdade só se preocupa em cobrar altas mensalidades,porem investir um pouco para dar suporte a essas pessoas jamais .
 
Telma Cristina dos Santos de Jesus em 19/11/2013 21:33:50
Se é Lei deve ser respeitada! Mas, acho que além de se discutir isso, o ensino de LIBRAS deveria ser iniciado ainda no ensino básico, e então, todos os alunos que um dia serão professores também seriam intérpretes da LIBRAS. Se ocorresse isso nas escolas em geral, certamente, todos os professores estaria ensinando e interpretando para os surdos/mudos ao mesmo tempo. Isto sim, é inclusão social...
 
Levi Jose Moreira em 16/11/2013 16:12:39
Oi Tábata!!! parabéns por esta cursando na universidade, com certeza vc vai conseguir vencer essa batalha e terá uma interprete que possa te auxiliar nos seus estudos.Em relação a faculdade é uma vergonha que em pleno século XXI ainda existem pessoas e instituição com a mente fechada para a realidade de todos poderem fazer o que quiser na hora que quiser sem ser barrado por essas faltas de pensamento que ha pessoas com deficiências, que tem sonhos e planos para suas vidas. por isso tem que haver escola para todos, sem discriminações e se preciso haver também interprete de libras. Parabéns!!!!!.
 
vanilda silva rodrigues em 16/11/2013 08:08:08
Como é difícil para quem tem todos os sentidos, imaginem só para os que tem alguma necessidade especial. Isso jamais deveria partir de uma entidade de ensino, quanto mais de ensino superior, com praticas inferior.
Esperamos que nossas autoridades acordem para essa nossa realidade.
 
Itevan Martins da Silva em 06/11/2013 15:14:43
Todos pagam impostos, ainda mais quem paga além do imposto, uma mensalidade em uma faculdade particular que sempre é muito cara tem o direito sim de ter sua acessibilidade respeitada e garantida.
Que se vire essa entidade de ensino e faça jus ao que recebe e respeite o direito dos deficientes também.
 
Irismarques Alves de Sousa em 03/11/2013 16:51:14
precisamos respeitar a todos independente de cor , raça credo religioso ou deficiência
somos todos seres humanos.
vivemos em um país onde idoso, deficiente e negro sempre ficam pra tras
 
josefa candido de lima em 21/10/2013 19:58:16
Gente quando uma pessoa monta uma unidade de ensino deve sim dar as mesmas condições a todos. Temos crianças especiais que seria ótimos profissionais, mas o egoismo não permite o ser humano mudar seus conceitos. Mas como o direito é para todos, acho sim que quem se sente lesado por alguma coisa, vá e lute por seus direito. "Eu só sei o que é fome, quando a minha barriga doí."
 
Patricia Cardoso em 01/10/2013 13:32:54
Eu duvido que as escolas e universidades públicas ofereçam esse tipo de atendimento a seus alunos. E quem não se preocupa em quem vai pagar a conta é porque não tem interesse nenhum em pagar faculdade para si ou seus filhos. Só reclama aquele que sente no bolso.
 
Ana Maria em 28/01/2013 19:30:13
Léia Campos, pague a despesa extra então com o SEU dinheiro, e deixe o dos outros em paz: É fácil fazer cortesia com chapéu alheio! Para sua satisfação, paguei a mensalidade de DUAS faculdades na UCDB sem qualquer apoio, mesmo tendo nascido pobre!
 
Gustavo Ribeiro em 28/01/2013 19:28:09
Não se trata de saber quem vai pagar, não dar pra ficar pensando de quem vai sair o dinheiro do intérprete, é lei, é direito garantido muito embora não seja respeitado. O surdo tem direito ao intérprete em sala de aula, é o mínimo que se pode fazer para garantir à pessoa surda o direito de estudar.
 
Joelma Lima em 24/01/2013 19:03:58
Tábata eu sou intérprete de Libras e faço Biologia no Instituto Federal de Sao Paulo, se precisar pode contar com minha ajuda.
Att. Aguinaldo
 
Aguinaldo dos Passos Silva em 23/01/2013 16:05:51
PARABÉNS TÁBATA LARRISSA, QUE CONSEGUIU CHEGAR ATÉ,UM VESTIBULAR E SER APROVADA, NÃO DESISTA MÃE,SUA FILHA TEM DIREITOS IGUAIS,ELA É IGUAL,A UNIVERSIDADE TEM O DEVER DE CONTRATAR UM PROFISSIONAL,EU FAÇO CURSO DE INTERPRETE DE LIBRAS,APOIO SUA INICIATIVA... PUBLICA TODAS AS DECISÕES DA UNIVERSIDADE. VOCÊ VAI CONSEGUIR.
 
MARIA LUCIA RODRIGUES DE OLIVEIRA em 23/01/2013 12:22:15
Você esta fora do problema agora caro Gustavo, ninguém sabe o dia de amanhã, o próximo a precisar de um "apoio" pode ser você, ou um filho seu. Muito egoismo de sua parte pensar assim. Realmente somos nós que pagamos, mas o que há de mais em pagar para que alguém estude, se já pagamos tanto para alguns políticos roubarem!
 
Léia Campos em 23/01/2013 08:37:20
PESSOAL É UM DIREITO CONQUISTADO DA COMUNIDADE SURDA TE INTÉRPRETE EM SALA DE AULA, QUEM VAI PAGAR NÃO INTERESSA AOS DEMAIS ALUNOS QUE SE DIZEM "NORMAIS", POIS O GOVERNO OFERECE MUITOS INCENTIVOS FIANCEIROS Q AS VEZES SÃO PASSADOS PARA AS INSTITUIÇÕES E AS MESMAS NADA INFORMAM A COMUNIDAE ESCOLAR, E AÍ VEM PESSOAS DITAS "NORMAIS" E QUEREM DIZER Q UMA PESSOA SURDA NÃO PODE TER INÉRPRETE PQ VÃO AUMENTAR A MENSALIDADE DELES, COMO DIRIA AQUI NA NOSSA TERRA UM CONHECIDO DELEGADO Q TRABALHA NA TV:ANORMAIS É O Q SÃO ESTES DITOS "NORMAIS" Q SÓ PENSAM EM NÃO SAIR DA SUA ZONA DE CONFORTO AO INVÉS DE TENTAR ENTENDER OQ É REALAMENTE INCLUSÃO!!!!!
 
KATIA DA SILVA em 23/01/2013 08:29:10
eu tenho uma filha surda ela é formada pela univercidade metodista em s.p foi igual a vc muita briga com a faculdade quando ela ja estava no 2ano foi que a faculdade colocou uma aluna que sabia interprete libras para acompanhar ela nas aulas hoj ela é formada e pos graduada falo para vc não desista va em frente vc vai conseguir bjs
 
terezinha oliveira em 22/01/2013 21:45:28
Para os bons samaritanos de plantão, quem vai acabar pagando a conta são os alunos que pagam as mensalidades, ou vocês acham que a universidade vai absorver os custos? Se toquem! Nada é de graça! Quando damos direitos e mais direitos alguém vai ter que arcar com isso! E sempre são os que estão fora do problema.
 
Gustavo Ribeiro em 22/01/2013 11:19:46
Não sei se seria uma solução correta, mas através do EAD com interprete ou com legenda. Será poderia ser uma solução?
 
Roberto Manre em 22/01/2013 11:11:16
Realmente isso é um descaso querendo acabar com o sonho de uma pessoa de cursar a faculdade, como diz a lei educação é um direito de todos sem exclusão, e para os que tem um pouco de dificuldade as universidades tem que se virar e correr atrás para garantir que "todos" fiquem em um mesmo patamar de igualdade.
 
Carla Lucena em 22/01/2013 09:12:11
não quero levantar bandeira religiosa, mais acho um absurdo uma universidade catolica, administrada por padres ser tão alheia as dificuldades de um ser humano, cade a fraternidade e amor ao próximo, cade a solidariedade, meu deus é muita falta de amor ao proximo.
 
jane fernandes souza em 22/01/2013 09:12:07
Essa é a UCDB, a melhor particular do Centro Oeste, imaginem a pior agora!
 
Léia Campos em 22/01/2013 08:52:37
SE AS ESCOLAS PUBLICAS TEM O DEVER DE OFERECER PARA OS ALUNOS ESPECIAIS UMA PROFESSORA AUXILIAR OU INTERPRETE ....POR QUE AS PARTICULARES NÃO PODE FAZER A MESMA COISA??? É LEI ... A INCLUSÃO É OBRIGATÓRIA EM QUALQUER LUGAR....SE VIREM... O QUE NÃO PODE E A ALUNA FICAR SEM CURSAR UMA UNIVERSIDADE.
 
solange gomes em 22/01/2013 08:51:27
Isso é a inclusão que a faculdade tem? faz tempo que esse problema acontece lá! temos que buscar os direitos ou então não se diga que há inclusão por isso é EXCLUIR o aluno!
 
Cecilia Abi em 22/01/2013 08:39:43
Meu sobrinho sofreu assim tambem em um colegio particular de Campo grande , hoje estuda em uma faculdade com interprete na sua sala , devemos lutas por nossos direitos e os deficientes tem que lutar mais ainda porque é muito dificil conseguir que a acessibilidade seja cumprida .
Essa universidade tem um historico muito ruim com os deficientes , o problema que a gente não denuncia.
 
ROBISON ALVES em 22/01/2013 08:27:29
A universidade cobra tão caro as mensalidades, e não pode contratar um interprete, é lei a aluna tem direito.
 
Edenilde Bispo em 21/01/2013 23:38:41
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions