ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Sem medo da vacina para adolescentes, pais comemoram fim do "ciclo"

Nem mesmo orientação de Ministério e fila longa desanimaram adolescentes e responsáveis, na tarde desta sexta

Liniker Ribeiro e Aletheya Alves | 17/09/2021 14:39
Carlos levou o filho para tomar segunda dose contra covid e afirma que discussão deve ser outra. (Foto: Paulo Francis)
Carlos levou o filho para tomar segunda dose contra covid e afirma que discussão deve ser outra. (Foto: Paulo Francis)

Mesmo após o Ministério da Saúde recomendar a suspensão da vacinação de adolescentes contra a covid-19 alegando riscos de reações diversas, pais e responsáveis de pessoas com idades entre 12 e 17 anos comemoraram a decisão da SES (Secretaria Estadual de Saúde) de dar continuidade ao ciclo de imunização do grupo. A confiança é baseada em estudos que comprovam a eficácia e permitem a imunização do grupo.

“Não fiquei com medo, porque tinha certeza que no Estado, a vacina continuaria. A gente tem que confiar nos estudos e a primeira dose dele [do filho] não deu nenhuma reação. Hoje, viemos concluir, porque só faltava ele em casa e a irmã mais nova, que ainda não tem idade para tomar”, comemorou Léa Tatiane de Souza, de 42 anos, que levou o filho de 16 anos para vacinar.

Adolescente tomando a segunda dose da vacina contra covid-19. (Foto: Paulo Francis)
Adolescente tomando a segunda dose da vacina contra covid-19. (Foto: Paulo Francis)

A mãe lembrou ainda, de discussões anteriores sobre a vacina. “Isso que eles estão falando agora, de possíveis reações, é a mesma discussão que tivemos meses atrás, quando nós estávamos tomando a primeira dose. Então, está tudo certo”, ressaltou.

Nem mesmo a longa fila, registrada no drive-thru Albano Franco, na tarde desta sexta-feira (17), desanimou quem foi em busca da segunda dose.

Apesar da fala do ministro Marcelo Queiroga, responsáveis de adolescentes garantem não terem ficado apreensivos para a suspensão da vacinação na Capital.

Júlio Barbosa, de 38 anos, foi levar o filho adolescente para tomar a segunda dose e também afirmou não ter se assustado com o anúncio do governo. “Vi ontem o que o ministro falou, mas logo fiquei sabendo que aqui não paralisaria. Então, não viemos com pressa, mas sim, porque era o dia já previsto para ele tomar. Sabemos dos estudos e que tinha sido autorizado”, destacou.

Pai de um menino de 16 anos, Carlos Demirdjian, de 59 anos, levanta outra discussão sobre o assunto. “Eu não entendi o porquê do ministro ter dito aquilo na coletiva. Sabemos que é comprovada a possibilidade dos adolescentes tomarem, não faz sentido a questão de reações. Ele tomou a primeira dose, ficou bem, e viemos garantir a segunda. O problema parece mais a quantidade de doses do que reação”, argumenta.

Continua – Em Mato Grosso do Sul, a SES orientou as prefeituras a continuarem com a imunização de adolescentes de 12 a 17 anos. Campo Grande seguiu a recomendação e, inclusive, o prefeito Marquinhos Trad teve de assinar um "termo de responsabilidade" para seguir com a vacinação.

Fila no Albano Franco não desanimou adolescentes, nem responsáveis. (Foto: Paulo Francis)
Fila no Albano Franco não desanimou adolescentes, nem responsáveis. (Foto: Paulo Francis)

"Existem registros de crianças e adolescentes que contraem o vírus e são levados a óbito. A partir do momento que há registo, eles também têm o direto de serem vacinados. Assinei o termo de responsabilidade e determinei a sequência da vacinação desses adolescentes em Campo Grande", justificou o prefeito.

Nos siga no Google Notícias