ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Sem reajuste desde 2015, Flex Park pede reequilíbrio do contrato

O pedido está sendo analisado pela Agereg, que deverá realizar os cálculos, conforme índice geral de preços

Lucas Junot | 19/06/2017 15:26
Desde 2015 a FlexPark não pede reajuste da tarifa de estacionamento (Foto: André Bittar/Arquivo)
Desde 2015 a FlexPark não pede reajuste da tarifa de estacionamento (Foto: André Bittar/Arquivo)

Concessionária do serviço de estacionamento rotativo no Centro de Campo Grande, a FlexPark solicitou à Prefeitura, por meio da Agereg (Agência Municipal de Regulação de Seriços Públicos), o reequilíbrio financeiro do contrato. Desde 2015 a empresa não reajusta a tarifa, ainda que o contrato preveja correção anual pelo IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado).

De acordo com o diretor-presidente da Agereg, Vinícius Leite Campos, o pedido está em análise junto a área técnica da autarquia, que deverá emitir parecer até o final da próxima semana. “Essa equipe técnica deverá ver se o reajuste é devido ou não e fazer a conta correta. Quando chegar a esse número, a proposta passa pelo conselho de regulação e segue para o prefeito, que emitirá decreto acolhendo ou não o reajuste”, explica.

De acordo com o proprietário da empresa, Tiago Domingues Nogueira, a empresa não se atentou para o direito que tem de reajustar a tarifa anualmente, conforme previsto no contrato. “Foi passando o tempo e não pedimos [o reajuste]. Vimos que estava realmente bem defasado, por isso pedimos o reequilíbrio financeiro do contrato”, conta.

Valor – De acordo com o contrato de concessão, a FlexPark tem direito a corrigir anualmente o valor da tarifa com base no IGMP do período. Contudo, o valor final ainda é desconhecido e deverá ser apresentado por cálculo da própria Agereg.

“Nosso pedido não tem valor estipulado. O que solicitamos é que a agência analise o período de concessão e nos apresente um cálculo para promover o equilíbrio”, reforça o proprietário da FlexPark.

Legislação - A Lei 4.423/06 que cria a Agência de Regulação prescreve Agereg determinará critérios para o cálculo, ajuste e revisão das tarifas dos serviços sob sua regulação, bem como estabelecerá as estruturas tarifárias dos serviços, ouvido o Conselho de Regulação.

“Art. 7º A Agência de Regulação determinará critérios para o cálculo, ajuste e revisão das tarifas dos serviços sob sua regulação, bem como estabelecerá as estruturas tarifárias dos serviços, ouvido o Conselho de Regulação.”

Portanto, o pleito de reajuste da Concessionária está sobre análise técnica na Agereg, e esta recomendará o percentual de reajuste a ser aplicado na tarifa conforme determinou o Contrato de Concessão que estabeleceu para o cálculo de reajuste a utilização da variação do IGPM.

Arrecadação - O ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) sobre a arrecadação da concessionária, segundo a Agereg, tem o percentual de 5% e durante o último exercício teve média aproximada de R$ 10.000,00.

O valor de repasse pela outorga da concessão é de 28,5% sobre a arrecadação da Concessionária e no último ano este valor teve média de aproximadamente R$ 73.000,00.

Tecnologia – Em setembro deste ano, a Flex Park vai lançar um aplicativo que permitirá aos clientes comprar pelo celular horas de estacionamento e até saber quais vagas estão disponíveis no Centro da cidade.

O aplicativo funcionará nas plataformas Android e IOS, e será disponibilizado na GooglePlay, na AppStore e no site da Flex Park. Pelo sistema, será possível também visualizar o histórico de utilização do sistema e verificar créditos.

Nos siga no Google Notícias