ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Sem receber salários, enfermeiros da Santa Casa voltam a fazer greve

Nesta segunda-feira, 70% dos profissionais da enfermagem cruzaram os braços

Aline dos Santos e Ricardo Campos Jr | 11/09/2017 08:10
Hospital enfrenta nova greve por atraso salarial.
(Foto: Marina Pacheco)
Hospital enfrenta nova greve por atraso salarial. (Foto: Marina Pacheco)

Sem receber o salário de agosto, enfermeiros da Santa Casa de Campo Grande voltam a fazer greve nesta segunda-feira (dia 11). No mês passado, pelo mesmo motivo, a paralisação durou três dias.

Conforme o Siems (Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), a partir das 7h de hoje, 70% dos profissionais da enfermagem cruzaram os braços para pressionar pelo pagamento.

Segundo o presidente do sindicato, Lázaro Santana, o hospital informa que o atraso salarial é porque prefeitura e Estado ainda não fizeram repasse das verbas financeiras. Durante a manhã, a categoria fará protesto no saguão principal da Santa Casa, na rua Eduardo Santos Pereira.

O grupo aguardará a chegada do diretor-presidente da ABCG (Associação Beneficente de Campo Grande), Esacheu Nascimento. A entidade administra o hospital.

“Só encerramos quando ele dar uma data, uma previsão de pagamento. Se disser que só não tem dinheiro, continuamos paralisados”, diz a diretora sindical Eneliza Guimarães.

Segundo ela, os funcionários ficam em meio ao impasse entre prefeitura e hospital. “Não só ficamos no meio, somos usados. Eles sabem que vamos paralisar. Mês passado, tivermos que ir na prefeitura para cobrar uma providência”, afirma.

Ainda de acordo com Eneliza, a direção do hospital alega não ter dinheiro, mas investe em reformas na Santa Casa.

A enfermagem tem 1.400 funcionários. Com a greve, é mantida escala com 30% dos enfermeiros. Até maio, o hospital pedia à prefeitura que aumentasse o repasse do SUS (Sistema Único de Saúde), mas o poder público quer reduzir o atendimento em 30%. 

 A Santa Casa informa que Esacheu retorna hoje de viagem a Brasília e vai se reunir com os enfermeiros. A assessoria de imprensa do hospital ainda informa que não há dinheiro para o pagamento por falta de repasse da prefeitura. A reportagem entrou em contato com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e aguarda retorno.  (Matéria alterada às 9h34 para correção de informação)

Nos siga no Google Notícias