ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Sem saber de prorrogação de campanha, população lota postos em busca de vacina

Flávia Lima | 22/05/2015 16:40
Postos registraram movimento intenso nesta sexta-feira devido a procura por vacina contra a gripe. (Foto:Marcos Ermínio)
Postos registraram movimento intenso nesta sexta-feira devido a procura por vacina contra a gripe. (Foto:Marcos Ermínio)

Postos de saúde da Capital registraram movimento intenso na manhã desta sexta-feira (22) devido ao grande número de pessoas que procurou as unidades em busca da vacina contra a gripe. Sem saber que a campanha foi prorrogada até 5 de junho pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) por não ter atingido a meta de 80%, idosos e pais levaram os filhos para serem imunizados.

Com 52% da meta atingida na Capital, a campanha foi prorrogada por mais duas semanas. Porém, no posto 26 de Agosto, no bairro São Francisco, vários idosos buscaram a dose. Foi o caso da aposentada Dirce Oliveira, que foi acompanhada pelo neto. Ela conta que desde que começou a tomar a vacina, não ficou mais resfriada durante o ano.

“Nunca mais tive gripe forte”, revela. A dona de casa Maria Wila Nascimento Rodrigues disse que deixou para tomar a dose na última semana por “esquecimento”, mas que todo ano costuma ser pontual e procura os postos logo no início da campanha. “Nunca tive reação. Para mim sempre foi bom”, conta.

A gerente do posto, Rita de Cássia Canale, disse que muitas pessoas fora do público alvo também procuram a vacina, mas a ordem é priorizar o grupo determinado pelo Ministério da Saúde, como idosos, gestantes e profissionais da saúde.

Rita afirma que a procura no posto tem sido intensa nesta que deveria ser a última semana de campanha e que muitas pessoas chegam a sair de bairros longe da região central. Por isso, nesta quinta-feira o posto ficou sem vacina por meia hora, obrigando a gerente a buscar mais 600 doses na Sesau.

No entanto, hoje pela manhã o número já havia caído para 200 e ela calcula que precisaria buscar mais doses para o período da tarde. “Aplicamos cerca de 350 doses por período, mas nunca chegamos a ficar sem o dia todo”, ressalta.

No posto de saúde do Jardim Batistão a procura pela vacina também foi grande. Segundo funcionária que preferiu não se identificar, logo cedo havia fila de pessoas aguardando atendimento.

Até este momento a prefeitura divulgou que foram imunizadas 22.937 crianças, 54.061 pessoas acima de 60 anos, 8.942 pessoas com alguma comorbidade, 591 gestantes, 7.255 trabalhadores em saúde, 968 puérperas, 622 indígenas, 822 pessoas sistema prisional, assim como 141 funcionários (sistema prisional).

A população deve procurar a vacina nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de segunda a sexta-feira e nos finais de semana os CRSs (Centros Regionais de Saúde) Nova Bahia, Guanandi, Aero Rancho e Coophavila, assim como a UBS do Coronel Antonino.

Nos siga no Google Notícias