A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 21 de Agosto de 2018

09/08/2011 18:02

Seminário de Povos Indígenas na Capital reúne Equador, Paraguai, Bolívia e Colômbia

Paula Maciulevicius

Evento será realizado nos dias 15 a 17 de agosto

O Seminário de Povos Indígenas e Sustentabilidade vai reunir seis estados brasileiros e mais quatro países nos dias 15 a 17 de agosto, para discutir a relação entre saberes tradicionais e a universidade.

O encontro está na quinta edição, será realizado na Universidade Católica Dom Bosco e já tem mais de 300 inscritos.

O seminário conta com a participação de pesquisadores e representantes indígenas dos estados do Alagoas, Amazonas, Roraima, Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro e também do Equador, Paraguai, Bolívia e Colômbia.

O foco do evento são acadêmicos indígenas do Estado, que aproveitam para realizar durante o dia 15 o V Encontro de Acadêmicos Indígenas de MS. Já nos dias 18 e 19 eles participam do II Fórum de Discussão sobre Inclusão Digital nas Aldeias (Fida), também realizado pelo projeto Rede de Saberes.

Segundo estimativa do projeto Rede de Saberes há mais de 600 indígenas nas universidades de Mato Grosso do Sul e cresce o número de índios que fazem mestrado e doutorado.

Mesmo enfrentando preconceitos e problemas já conhecidos nas aldeias, os índios do Estado chegam às universidades e buscam por melhor capacitação.

O Projeto Rede de Saberes apoia a permanência de indígenas no ensino superior, atuando por meio de parceria entre a Universidade Católica Dom Bosco, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Universidade Federal da Grande Dourados.

Mais informações podem ser obtidas pelo site .



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions