ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Senado aprova empréstimo de US$ 56 milhões à Prefeitura da Capital

Christiane Reis | 13/09/2016 17:58
No centro da cidade muitas lojas estão fechadas. (Foto: Alcides Neto)
No centro da cidade muitas lojas estão fechadas. (Foto: Alcides Neto)

O Senado aprovou, na tarde desta terça-feira (13), projeto que autoriza empréstimo de US$ 56 milhões para a Prefeitura de Campo Grande revitalizar o centro da cidade. O projeto existe desde 2010 e agora poderá sair do papel.

No mês passado, o Campo Grande News constatou a insatisfação so lojistas pela demora em colocar em prática o projeto, à época eles disseram que o centro da cidade está abandonado. 

Com juros anuais do empréstimo de 3,40%, o município terá 25 anos para pagamento. O montante dos recursos será liberado no prazo de cinco anos. Para conceder aval, o Governo exigiu que a prefeitura não assumisse, nos dois últimos quadrimestres do mandato do prefeito Alcides Bernal, qualquer obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente.

Durante a manhã desta terça-feira (13), o empréstimo foi aprovado pela CAE (Comissão de Assuntos Econômicos). O senador Waldemir Moka (PMDB), membro da comissão que aprovou o empréstimo, defende que “a maioria dos municípios pega esse time de empréstimo porque o BID financia a juros baixíssimos, de 3,4% ao ano, com 25 anos para pagar”.

Ele também explicou que função do projeto. “Revitaliza áreas antigas, com ênfase na acessibilidade. Os recursos do BID são específicos para esse fim. Não financia saúde nem educação. Corumbá também recebeu autorização para buscar os mesmos recursos a fim de revitalizar o centro velho”.

Ao elogiar a atuação dos senadores Pedro Chaves (PSC-MS) e Waldemir Moka (PMDB-MS) para agilizar a aprovação do projeto, a senadora Simone Tebet (PMDB-MS) explicou que o recurso será aplicado no programa de desenvolvimento integrado para revitalizar a Cidade Morena, com ênfase no transporte público.

“A expectativa é de que já no próximo ano o novo prefeito ou prefeita possa começar a revitalizar o centro e que nossas crianças e jovens possam redescobrir o patrimônio histórico da nossa cidade. Além disso, o projeto visa melhorar o acesso ao centro por meio do transporte coletivo”, disse Simone.

Nos siga no Google Notícias