ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Serial killer que matou estudante de MS pega 104 anos de prisão

José Tiago Correa Soroka, 34 anos, foi condenado no PR por matar e roubar as vítimas, todos gays

Silvia Frias | 14/07/2022 16:43
Foto de Soroka foi espalhada em cartaz de "Procurado" pela polícia do PR. (Foto/Reprodução)
Foto de Soroka foi espalhada em cartaz de "Procurado" pela polícia do PR. (Foto/Reprodução)

José Tiago Correa Soroka, 34 anos, foi condenado a pena de 104 anos, 4 meses e 6 dias de prisão por latrocínio e extorsão. Entre as vítimas do homem, que ficou conhecido como serial killer de homossexuais, está o sul-mato-grossense Marcos Vinicio Bozzana da Fonseca, morto por asfixia, em maio de 2021.

A sentença da juíza Cristina Lopes, da 12ª Vara Criminal de Curitiba (PR) é do dia 8 de julho, mas veio a público nesta quinta-feira (14). A defesa informou que irá recorrer, na tentativa de alterar a tipificação para homicídio, que tem pena inicial menor que latrocínio.

Soroka foi preso no dia 29 de maio de 2021, depois de investigação que o apontava como principal suspeito de mortes ocorridas em Santa Catarina e Paraná.

A polícia estava à caça do homem que escolhia as vítimas seguindo um perfil específico: gays e que morassem sozinho. Conforme as investigações, se aproximava por meio de perfil fake em aplicativos de relacionamentos.

Sul-mato-grossense está entre as vítimas do serial killer. (Foto/Reprodução)
Sul-mato-grossense está entre as vítimas do serial killer. (Foto/Reprodução)

O estudante sul-mato-grossense Marcos Vinício Bozzana da Fonseca, 25 anos, se enquadrava no perfil. O rapaz morava sozinho, em apartamento de Curitiba, para onde se mudou em 2017, quando começou a estudar Medicina na PUC (Pontifícia Universidade Católica). Foi encontrado morto no dia 4 de maio de 2021, asfixiado. Da casa dele, o assassino levou celular e notebook.

Antes dele, Soroka já havia feito outras duas vítimas: Robson Olivino Paim, assassinado no dia 16 de abril, em Abelardo da Luz (SC), e David Junior Alvez Levisio, morto em 27 de abril, em Curitiba.

O serial killer foi preso em uma pensão localizada em Curitiba (PR). À época, disse em depoimento à polícia que escolhia gays por serem “alvos fáceis” e que somente queria roubar. Também negou que fosse crime de ódio.

O advogado Piero Madalozzo disse ao Campo Grande News que recorreu da sentença por entender que Soroka deve ser julgado por homicídio e não por latrocínio. A linha de defesa adotada na fase processual foi diferente do depoimento prestado por ele. "A intenção dele era ceifar a vida da vítima e não tinha como alvo o patrimônio".

Caso a situação seja revertida, rapaz será levado a julgamento popular, com possibilidade de reduzir os anos de prisão, já que a sentença inicial para homicídio é de 12 anos e, no latrocínio, 20 anos.

Antes desta sentença, Soroka já havia sido condenado pela Justiça de Santa Catarina a 30 anos de prisão pela morte de Roson Olivino Paim, em sentença de dezembro de 2021.

Tiago Soroka em foto de arquivo do Tribunal de Justiça do Paraná. (Foto: Ric Mais/Divulgação)
Tiago Soroka em foto de arquivo do Tribunal de Justiça do Paraná. (Foto: Ric Mais/Divulgação)


Nos siga no Google Notícias