ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
FEVEREIRO, SEXTA  06    CAMPO GRANDE 26º

Enquetes

Enquete mostra que 58% dos leitores ainda não fizeram check-up médico neste ano

Levantamento reflete dados do IBGE e acende alerta para riscos de doenças silenciosas

Por Geniffer Valeriano | 06/02/2026 06:56
Enquete mostra que 58% dos leitores ainda não fizeram check-up médico neste ano
Resultado acompanha tendência nacional, de que brasileiros demoram para fazer check up (Foto/Arquivo)

Resultado da enquete desta quinta-feira (5) mostra que a maioria dos participantes ainda não agendou ou realizou um check-up médico em 2025. Ao todo, 58% dos leitores que responderam à pesquisa afirmaram não ter feito exames de rotina neste ano. O restante, representado por 42%, informou que realizou exames para verificar se a saúde está em dia.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Pesquisa revela que 58% dos leitores não realizaram check-up médico em 2025, seguindo tendência nacional apontada pelo IBGE, onde 70,6% dos brasileiros não mantêm regularidade nos exames de rotina.Especialistas recomendam check-ups a cada três anos para adultos entre 18 e 40 anos, a cada dois anos após os 40 e anualmente para idosos acima de 60 anos. A falta desse acompanhamento pode dificultar o diagnóstico precoce de doenças silenciosas.

O resultado acompanha dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2025, que apontam que 70,6% dos brasileiros não fazem check-up médico com regularidade.

A falta desse hábito acende um alerta para o risco de doenças silenciosas, que podem evoluir sem sintomas e não serem diagnosticadas a tempo. Para evitar complicações, a recomendação é manter acompanhamento médico regular, com intervalos que variam conforme a idade e o histórico de saúde.

Adultos saudáveis, entre 18 e 40 anos, devem realizar check-up pelo menos a cada três anos. Para pessoas acima de 40 anos, a Sociedade Brasileira de Cardiologia orienta que a avaliação seja feita a cada dois anos.

Já o Ministério da Saúde recomenda que idosos com mais de 60 anos, especialmente aqueles com fatores de risco, realizem exames médicos anualmente, como forma de prevenção e diagnóstico precoce de doenças.

Enquete mostra que 58% dos leitores ainda não fizeram check-up médico neste ano