ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Servidora que doou óvulo para fecundar esposa garante licença na Justiça

Servidora recorreu à Defensoria Pública para comprovar que tinha direito à licença, sendo mãe biológica

Silvia Frias | 19/10/2021 10:55
Servidora da secretaria de Segurança entrou com pedido de liminar na Justiça. (Foto: Divulgação)
Servidora da secretaria de Segurança entrou com pedido de liminar na Justiça. (Foto: Divulgação)

Servidora estadual, de 35 anos, lotada na Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública), conseguiu na Justiça o direito de 180 dias de licença-maternidade. Ela é mãe biológica da filha concebida pela esposa, no dia 23 de setembro.

A funcionária pública, residente em Campo Grande, entrou com ação por meio da Defensoria Pública de MS, tendo o mandado de segurança deferido em decisão do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) no dia 7 de outubro. O deferimento foi divulgado pela Defensoria nesta terça-feira.

A servidora de 35 anos e a trabalhadora autônoma, de 31 anos, se casaram em fevereiro de 2017 e, este ano, decidiram ter um filho. A funcionária pública doou os óvulos que, depois de fecundados, foram transferidos para a esposa no dia 20 de janeiro de 2021, resultando no nascimento da filha do casal, no dia 23 de setembro.

A servidora apresentou requerimento administrativo de licença-maternidade à Sejusp, mas teve o pedido negado, sob alegação de ser “mãe não gestante”. “ente público acrescentou que no caso poderia lhe ser concedida a licença paternidade, o que a Defensoria entende como situação discriminatória”, disse a defensora Regina Célia Rodrigues Magro, que impetrou a ação.

Na argumentação apresentada pela defensora, consta que a servidora pública é mãe no registro e biológica. Além disso, a esposa é trabalhadora autônoma e, como não tem direito à licença-maternidade, logo terá de voltar ao trabalho.

“(...) que o fato de ter duas mães, como no caso em tela, não pode servir de argumento para subtrair-lhe o direito de receber de ambas toda a assistência e afetos em período integral nesta primeira fase da infância (...)”, segundo consta no pedido liminar, acrescentando, ainda, que o Estatuto dos Servidores Públicos Civil do Estado de Mato Grosso do Sul – Lei 1.102/1990 preconiza que a licença maternidade será concedida "pela maternidade ou pela adoção”.

Os argumentos foram deferidos pelo juiz Lúcio R. da Silveira, em substituição no 2º grau. A liminar foi concedida por entender que havia o risco do periculum in mora, ou seja o perigo da demora em se conceder o benefício, já que poderia acarretar em ineficácia de decisão se aguardassem o julgamento do mérito.

A reportagem entrou em contato com a Sejusp, que informou que não irá recorrer da decisão.

Nos siga no Google Notícias