A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

24/11/2011 17:19

Sesau capacita 500 profissionais no atendimento a vítimas de animais peçonhentos

Paula Maciulevicius

Capacitação é realizada no UPA do Universitário

Maria Eduarda, de 3 anos, morreu depois de ser picada por escorpião em outubro. (Foto: Divulgação)Maria Eduarda, de 3 anos, morreu depois de ser picada por escorpião em outubro. (Foto: Divulgação)

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) realiza durante a tarde e a noite desta quinta-feira no UPA do bairro Universitário, o curso de capacitação para profissionais da área da saúde no atendimento a pacientes vítimas de animais peçonhentos.

A estimativa é de que 500 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e farmacêuticos participem.

No último dia 03 os profissionais já haviam se reunido com a Sesau para definir as diretrizes da capacitação.

A necessidade de se padronizar e capacitar o atendimento a pacientes vítimas de animais peçonhentos cresceu depois do caso de duas mortes entre outubro e novembro.

O primeiro caso foi da menina Maria Eduarda Rissi, de 3 anos, que morreu no dia 27 de outubro depois de ser picada por um escorpião que estava dentro do sapatinho dela, na casa em que a família mora no bairro Alto São Francisco.

Dias depois o jovem Márcio Paulo de Souza, de 27 anos, foi picado por uma cobra enquanto tomava banho de cachoeira na Vila Nasser, no dia 6 de novembro.

Em ambos casos os familiares das vítimas relataram ter havido demora no atendimento.

O curso inclui participação do Civitox (Centro Integrado de Vigilância Toxicológica), CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e ainda setor de Epidemiologia da Sesau.



Tao linda! tão meiga! ki triste!!!
 
daniela rodrigues em 25/11/2011 02:05:21
- gostaria de saber quais os profissionais que estão sendo capacitados. são médico, enfermeiros,tecnicos ou agentes de saúde?
 
josé primo coqueiro em 24/11/2011 07:54:21
Não basta capacitar o atendimento em hospital, precisa tambem atender os chamados de ocorrencias onde estão aparecendo os escorpioes, precisa mais agente. Pois eles não estão dando conta para ir nas casas buscar, tenho 5 no vidro com alcool, aguardando eles. Não gostaria de passar o natal e ano novo com eles.
 
Aparecida Romeiro em 24/11/2011 05:53:50
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions