ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Sesau faz visitas técnicas e auditorias para atestar qualidade de serviços

Recursos foram utilizados no último quadrimestre de 2017 para verificar pendências no setor

Humberto Marques e Anahi Gurgel | 28/02/2018 13:00
Unidades de saúde da Sesau, como o CEM, foram alvos de auditorias e visitas técnicas. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Unidades de saúde da Sesau, como o CEM, foram alvos de auditorias e visitas técnicas. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

A Prefeitura de Campo Grande tem apostado na realização de visitas técnicas auditorias para melhorar o atendimento à população na saúde pública. A constatação foi apresentada na manhã desta quarta-feira (28) durante audiência pública voltada à prestação de contas da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) no terceiro quadrimestre de 2017, na Câmara Municipal. Os levantamentos ajudaram a identificar, por exemplo, situações como a ociosidade em atendimentos na área de especialidades médicas.

Entre dados que passam pelas despesas, produção da atenção básica e indicadores, foram apresentados balanços das análises feitas nas unidades próprias e conveniadas à saúde da Capital –algumas delas ainda em andamento. É o caso de três auditorias realizadas por órgãos de controle externo, como o TCE (Tribunal de Contas do Estado), CGE (Controladoria-Geral do Estado) e CGM (Controladoria-Geral do Município); e instituições de controle interno junto a laboratórios, unidades hospitalares e da própria Sesau.

Conforme divulgado durante a audiência, as auditorias visam a verificar a regularidade dos contratos, atendimentos a recomendações, qualidade das atividades e cumprimento de normas e prazos. Três auditorias foram encerradas no período: no Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Maternidade Cândido Mariano e UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do São Conrado.

Ociosidade – Já a Santa Casa, Maternidade Cândido Mariano, Clínica de Saúde do Homem, o CEM (Centro de Especialidades Médicas) e a Gerência Especialidades Médicas da Sesau foram alvos de visitas técnicas –que visam a verificar in loco situações denunciadas. No CEM, constatou-se a existência de agendas ociosas, isto é, perdas de vagas destinadas ao setor de especialidades médicas decorrentes da falta de pacientes.

Também foi apontada a ocorrência de reaproveitamento de vagas no setor –com reencaixe de pacientes. Nos dois casos, os apontamentos “vão ser objetos auditorias que em 2018”, como destacou o titular da Sesau, Marcelo Vilela.

Nos siga no Google Notícias