ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Sesau garante que está preparada caso iniciei surto de dengue tipo 4

Paula Vitorino | 16/02/2012 14:09

Secretário afirmou que não existe motivo para pânico e que nenhum paciente com o tipo 4 foi diagnosticado na Capital

A saúde pública de Campo Grande está preparada em caso de novo surto de dengue, mas dessa vez do tipo 4. A afirmação foi feita hoje pelo secretário de saúde, Leandro Mazina, alegando que “já passamos por epidemias anteriores e conseguimos enfrentar”.

Ele se refere ao surto de dengue que a Capital enfrentou no início de 2010. “Demos conta da outra vez, porque não daríamos agora?”, justifica. Na época, cerca de 41 mil casos foram notificados e pelo menos 22 pessoas morreram só em Campo Grande.

O secretário garante que ainda não existe casos de dengue tipo 4 na Capital e por isso não existe previsão de surto por enquanto, mas que a secretaria trabalha em situação de alerta.

“Os números de dengue nesse ano estão relativamente baixos, mas existe a preocupação da entrada do tipo 4”, diz.

Apesar da ponderação da secretaria municipal, a titular da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Beatriz Dobashiquatro, afirmou na semana passada que o tipo 4 está próximo e que “se entrar aqui e nós tivermos com o índice alto de infestação do Aedes aegypti vai ter uma epidemia muito grande e os serviços de saúde não vão dar conta”.

O tipo quatro da doença foi registrado em todos os estados que fazem divisa com Mato Grosso do Sul (Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná), além da Bolívia, país vizinho. Por isso, Beatriz destacou que Mato Grosso do Sul está ‘cercado’.

Contágio - Mazina explica que o tipo 4 não mais forte ou perigoso que os outros tipos de dengue, mas que o risco de surto é maior por se tratar de um vírus novo, ou seja, a população não tem o organismo imune.

“Os risco de transmissão é maior, já que ninguém pegou esse tipo ainda e o sistema não está imune, o que já não acontece mais com os tipos 1 e 2, por exemplo”, frisa.

O alerta também é devido a dengue ser tratada como uma doença que acontece em ciclos, que apresenta picos de surto e de diminuição nos casos. “O último surto aconteceu em 2010, depois os casos foram diminuindo, mas existe a possibilidade da doença voltar de forma intensa novamente com o novo tipo”, diz.

Sobre as ações de prevenção, o secretário lembra que desde o surto enfrentado pela Capital foram desenvolvidas ações permanentes de prevenção e combate a dengue.

“Temos reuniões constantes do comitê de combate a dengue e a parceria com o Exército nas ações de eliminação do mosquito, por exemplo. São ações que antes não tínhamos, mas que iniciamos após o surto e mantivemos”, frisa.

Nos siga no Google Notícias