ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Pedro Gomes está com risco de surto de dengue, informa Ministério

Nadyenka Castro | 13/02/2012 17:48

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o município é o único de Mato Grosso do Sul onde pode haver grande quantidade da doença

Distante 309 quilômetros de Campo Grande, o município de Pedro Gomes corre risco de viver um surto de dengue. A informação é do Ministério da Saúde.

Conforme divulgado nesta segunda-feira pelo Ministério, Pedro Gomes é a única cidade de Mato Grosso do Sul com alto risco de enfrentar surto da doença até o fim do verão. Outros 90 municípios do País estão na mesma situação, a maioria - 22 -, na Bahia.

Apesar de Mato Grosso do Sul ter apenas uma cidade com risco de surto da doença, o Estado está entre os quatro - Tocantis, Pernambuco e Sergipe - onde houve aumento na incidência da doença nos primeiros dias deste ano em relação ao mesmo período de 2011. A comparação foi feita com base em números de 1ºde janeiro a 11 de fevereiro deste e do ano passado.

Na análise de números de todo o País no mesmo período, o resultado é redução de 62% nos casos de dengue. Foram notificados 40.486 casos da doença, contra 106.373 no ano passado.

Seguindo a mesma tendência, houve diminuição de 86% nos casos graves – que passaram de 1.345 (2011) para 183 (2012), e de 66% nos óbitos, que reduziram de 95 (2011) para 32 (2012).

Alerta- Dos 536 municípios avaliados pelo Ministério da Saúde, além dos daqueles com risco de surto, outros 265 estão alerta e 180 apresentam baixo risco de infestação.

Nos municípios em situação de risco, mais de 3,9% dos imóveis pesquisados apresentaram larvas do mosquito. Já nas cidades em situação de alerta, o índice de infestação é de 1% a 3,9% e, no caso das cidades com baixo risco, fica abaixo de 1%.

A pesquisa revela ainda que nas regiões Norte e Centro-Oeste a maior presença

do mosquito da dengue está concentrada no lixo. Já no Sudeste e no Sul, a concentração está nos depósitos domiciliares (pratinhos de plantas, calhas, entre outros locais) e no Nordeste o problema é com os depósitos de águas, principalmente as caixas.

Nos siga no Google Notícias