ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Sesau realiza ações de diagnóstico de diabetes em posto do Nova Lima

Flávia Lima | 13/11/2015 11:37

A secretaria municipal de Saúde realiza esta sexta-feira (13), ações de combate e prevenção ao diabetes, cujo dia mundial de enfrentamento acontece neste sábado (14).

A partir das 13 horas, serão desenvolvidas, na UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família), atividades com o apoio de acadêmicos do curso de Enfermagem da Uniderp.

A população será atendida com testes de glicemia, orientações de tratamento da diabetes, avaliação do pé diabético, aferição de pressão, palestra, entre outras atividades.

A programação ainda inclui palestras sobre prevenção, cuidados e tratamento da doença, esclarecimentos sobre alimentação saudável e orientação com profissional de educação física.

“Também será realizada a avaliação do pé diabético com o objetivo de detectar a sensibilidade dos pés, fator que demonstra o nível de agravamento da doença”,diz a professora do curso de Enfermagem, Gislaine Medeiros. Estão disponíveis 15 vagas para o exame.

Entre os serviços prestados também estão aferição de pressão arterial, e exame de glicemia capilar, que consiste na retirada de uma gota de sangue da ponta do dedo para avaliar a quantidade de açúcar no organismo, o que ajuda a descobrir sinais do diabetes ou no monitoramento da doença

Segundo a Organização Mundial da Saúde, pelo menos 250 milhões de pessoas no mundo têm a doença e, de acordo a Sociedade Brasileira de Diabetes, 12 milhões estão no Brasil. Na Capital, 7,7% da população recebeu diagnóstico, conforme o Vigitel 2014, inquérito telefônico do Ministério da Saúde.

Serviço

Quem desejar receber atendimento na UBSF Fernando Arruda Torres deve chegar no horário. A unidade fica na Rua Zulmira Borba, s/nº, Bairro Nova Lima

Nos siga no Google Notícias