A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

06/11/2015 08:36

Equipes da Sesau orientam população sobre controle do diabetes

Flávia Lima
Mudança de estilo de vida auxilia no controle da doença. (Foto:Divulgação) Mudança de estilo de vida auxilia no controle da doença. (Foto:Divulgação)

A secretaria municipal de Saúde realiza nesta sexta-feira (6), diversas ações de orientação quanto a prevenção do diabetes. As atividades acontecem até às 11 horas, na unidade de saúde da família Jardim Batistão e tem o propósito de alertar a população e marcar o dia de combate a doença, que acontece no próximo sábado (14).

Nesta sexta, a equipe técnica vai orientar sobre o diabetes, complicações e formas de prevenção. O objetivo é mostrar a população que é possível conviver com a doença adotando um estilo de vida saudável.

Serão realizadas atividades físicas, orientação feitas por médicos endocrinologistas, avaliação do pé diabético e antropométrica (medição das variações físicas e na composição corporal global), orientações sobre aplicação de insulina e nutricionais.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, na Capital há um índice de 6,6% da população a partir dos 18 anos acometidas pela doença, valor pouco abaixo do índice nacional que é de 6,9%.

A intenção durante as atividades é trabalhar a divulgação de ações e informações que possam tornar mais saudável a vida da pessoa com diabetes. Para os anos de 2014 a 2016 o tema Vida Saudável e Diabetes foi escolhido pela IDF (Federação Internacional de Diabetes (IDF) em conjunto com a OMS (Organização Mundial da Saúde) para destacar as preocupações sobre os crescentes números de diagnóstico no mundo.

Segundo a Gerente Técnica do Programa de Saúde em Doenças Crônicas Não Transmissíveis da Sesau, Gabriela Dorn, várias unidades de saúde mantém atividades rotineiras voltadas para os diabéticos.

Para fazer parte do Programa de Controle de Diabetes e Hipertensão da Sesau o paciente deve realizar uma consulta em uma UBS ou UBSF. Serão solicitados exames e a partir da orientação médica a pessoa é liberada para participar das atividades, entre elas caminhadas e exercícios nas academias ao ar livre.

MPE investiga chá para diabetes produzido sem aval da Anvisa
Os Ministérios Públicos de Mato Grosso do Sul e Minas Gerais investigam fabricação e venda do remédio natural “Diabetes: chá da vida”, sem registro n...
SUS terá aparelho para pessoas com diabetes tipo 2 e com lesões em vasos finos
O Ministério da Saúde deve publicar nos próximos dias portaria que incorpora o stent (tubo minúsculo, expansível e em forma de mola) farmacológico ao...
Ação oferece serviço especial na UBSF do Tarumã nesta terça-feira
A UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do Tarumã promove nesta terça-feira (12) diversas atividades voltadas para a promoção de saúde da populaç...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions