ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Sindicato dos agentes suspende pesquisa após ameaça da prefeitura

Fabiano Arruda | 25/06/2011 11:39
Presidente do Sintesp fala aos servidores durante encontro no começo do mês; rusga com a prefeitura vem desde o início do ano. (Foto: Divulgação)
Presidente do Sintesp fala aos servidores durante encontro no começo do mês; rusga com a prefeitura vem desde o início do ano. (Foto: Divulgação)

O presidente do Sintesp (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Pública), Amado Cheikh, informou nesta manhã que a categoria desistiu de realizar pesquisa para avaliar a administração municipal após os agentes receberem ameaça da Prefeitura de Campo Grande. Conforme ele, o levantamento será feito apenas em “momento oportuno”.

Segundo Cheikh, um dia depois de matéria publicada pelo Campo Grande News, no dia 7 deste mês, os trabalhadores receberam um comunicado da prefeitura dizendo que “caso fizéssemos a pesquisa seríamos punidos com as penalidades previstas no estatuto”.

“Acreditamos que o problema no secretariado (reformulação) foi por conta da pesquisa e desencadeou a crise”, opinou.

O Sintesp entrou com ação contra Prefeitura no início do ano e fez greve para cobrar melhorias salariais. O Executivo Municipal, por sua vez, anexou a reportagem do Campo Grande News ao mesmo processo.

O advogado do sindicato, Gustavo Ferreira, afirmou que só terá acesso à petição da prefeitura nesta semana e acredita que a manobra jurídica tentará justificar que não é função dos agentes realizar pesquisa ou até para “retardar a decisão”.

Questionado se a categoria foi chamada para reuniões após o anúncio de reformulação no secretariado, Amado resumiu: “ele (prefeito) não conversa mais com a gente”.

“O prefeito judicializou o direto que eles (Sintesp) tinham de greve, mas é um direito deles. A categoria pede apenas um pouco mais de respeito. Todas as respostas da Prefeitura até agora foram em vão e mostram a falta de compromisso com a classe, que sofre perseguição”, pontuou o advogado Gustavo Ferreira.

Crise - Após encontro dos servidores do Sintesp no começo do mês, que teve participação do vereador Athayde Nery (PPS), candidato declarado à prefeitura em 2012, a categoria sinalizou a intenção de realizar a pesquisa que pretendia visitar oito mil domicílios na Capital para avaliar o grau de satisfação da população com a administração Nelsinho Trad (PMDB).

Nesta semana, o prefeito determinou que todos os integrantes do secretariado assinassem carta de demissão. Os argumentos para a atitude foram “proibir” que funcionários utilizassem da estrutura administrativa do município para apoiar candidatos antes do período eleitoral, além de cobrar eficiência na reta final do segundo mandato de Nelsinho.

Durante a semana, os recados foram direcionados ao vereador Athayde Nery. O parlamentar deve se reunir amanhã com o governador André Puccinelli e Nelsinho para “aparar arestas” ou definir de vez a ruptura. Trad chegou a declarar que vai demitir servidores de pastas ligadas a partidos rebeldes.

Nos siga no Google Notícias