A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

24/06/2011 12:09

Secretário reclama de "preguiça" de servidores nos postos de saúde

Ítalo Milhomem
Na berlinda, Mazina pede empenho e menos má vontade dos servidores da saúde após reunião com Nelsinho.  (Foto: Marcelo Victor) Na "berlinda", Mazina pede empenho e menos má vontade dos servidores da saúde após reunião com Nelsinho. (Foto: Marcelo Victor)
A culpa pela má gestão da saúde será  de todos, não somento do secretário, cobrou Mazina dos servidores. (Foto: Marcelo Victor) A culpa pela má gestão da saúde será de todos, não somento do secretário, cobrou Mazina dos servidores. (Foto: Marcelo Victor)

Após a ameaça de demissão, o secretário de Saúde de Campo Grande, Leandro Mazina afirmou que todos os pacientes que forem aos postos de saúde da Capital têm que ser atendidos.

A medida foi exigida após a reunião com a presença do prefeito Nelsinho Trad (PMDB), na manhã desta sexta-feira, no Paço Municipal. O prefeito deixou a reunião, antes do término, para que a “roupa suja” da secretaria fosse lavada. A Sesau é uma das secretaria com pior avaliação do município pela população, já disse Nelsinho.

Irritado, Mazina avisou que não quer mais cartazes ou orientações da gerência das unidades de saúde dispensando pacientes.

“Isso não pode se repetir mais, nenhum cartaz dizendo que não tem ficha para dispensar paciente. Isso não pode ser feito por ninguém, isso é até omissão de socorro pra quem fazer”.

O secretário orientou aos servidores, que conversem com os pacientes durante a realização dos cadastros, porque essa seria uma das maneiras de acalmá-los, e que se for identificado alguma causa mais grave, deve chamar o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

“Nós temos todos esses recursos, se a gente não faz é porque a gente não quer. Temos conhecimento de trabalho, alternativas. O que não pode é ficar com má vontade, não querer fazer, ficar com preguiça. Como o próprio prefeito falou: quem não está conosco, está contra a gente”, criticou Mazina, afirmando que não aceitará "boicotes" dos próprios funcionários.

Para driblar a falta de recursos, com que a secretaria estaria sofrendo desde o primeiro semestre, ao contrário do ano passado, quando tinha “vacas gordas”, Mazina pediu para que os servidores usem a criatividade e a boa vontade para melhorar a gestão na saúde.

Entre os pontos da autocrítica, o secretário de saúde reconheceu a falta de medicamentos nos postos de saúde, que foi gerada por problemas em licitações, onde tinham empresas com pendências judiciais ou outras que ganhavam a concorrência, mas não entregavam os remédios nos prazos.

Política- Mazina comentou ainda, que não vai admitir campanha de candidatos a prefeitura ou aos cargos de vereadores de forma antecipada dentro da Sesau (Secretaria de Saúde). Ele afirma que já tem conhecimento de gerentes e chefes alinhados com candidatos a vereança “A” e “B”, e que isso poderia prejudicar nos serviços da saúde, com vantagens para alguns pacientes, enquanto outros não seriam atendidos.

“Não podemos politizar a secretaria, nem estamos no período eleitoral ainda”, comentou Mazina.

O secretário finalizou, dizendo que eles não estão no final de governo e que precisam melhorar muitos índices para não entregar a gestão da saúde para outra administração e serem criticados com indicadores ruins.

Segundo ele, todos serão culpados, não somente o secretário, já que todos procedimentos do SUS (Sistema Único de Saúde), são registrados na secretaria e o Ministério da Saúde.

“Cada unidade tem um administrador, que é responsável por ela. Vão perguntar, quem é o gerente da unidade tal? A unidade está péssima, então ele é um péssimo gestor”, exemplificou o secretário de saúde.



Srº secretário gostaria de agradeçer a criação do centro de ortopedia municipal, um grande serviço, o atendimento é melhor que plano de saude, o local que agora esta fica meio fora de mão para acesso pois esta na vila almeida, ainda estive la por esses dias em questão precisei de assinatura do responsavel chefe do posto e em todas as veses que precisei daquele senhor fui bem atendido( disse para ele mesmo) fui muito bem orientado, parabenizo os profissionais que lá trabalham pois sempre sou bem atendido sabemos que o sucesso de um seguimento depende da liderança e pelo que vemos la vai muito o sr tem um excelente LIDER Parabens!!!!! que continue assim pois o atendimento a saude em campo grande em muitas unidades precisam melhorar. obrigado
 
jafar fares em 28/06/2011 11:23:19
por favor sr secretario nos aqui do bairro pioneiros sofremos muito com a diretora aqui do posto pioneiros, aqui h=ja passou otimos enfermeiros e nao ficaram por conta da diretora que e muito mal educada tanto com pacientes como os funcionarios ela ja saiu de outros postos por conta disso e agora esta aprontando aui no pioneiros e cargo politico e jogo por direçao entao arrume uma que respeite as pessoas porque somos nos que pagamos seus salarios e este posto piorou muito depois que esta senhora chegou aqui e o povo tem medo de fazer abaixo assinado para tira-la daqui tem gente copetente para estar neste posto ajude nos o senhor e capaz srleandro tenho certeza e deus te abençoe.
 
maria aparecida em 27/06/2011 06:38:07
Sou Agente de Saúde, ganho pouco mas faço ao conversar com morador, sempre mantenho minha educação!
Não é porque ganho pouco que tenho q ter falta de educação e alguns servidores confundem isso..
deveria ter algo mais rigido para isso...atendeu mal, vai pra RUA!
se não quer trabalhar, deixa quem quer.
e com plantões, os atendentes dos postos ganham mto bem...
 
MAIRINCO CELSO DE PAUDA em 25/06/2011 12:42:52
Frequento a UBS Coronel Antonino, levando minha mãe, sogra e filhos aos médicos e agendando consultas, admiro a organização daquele posto de saúde. A diretora está sempre na frente orientando e falando com todos, os funcionários são dedicados e preocupados em atender a todos. Vamos falar a verdade! Aquele posto é um exemplo de dedicação e amos ao proximo.
Márcia
 
MARCIA BENITES em 25/06/2011 03:43:49
Lendo esta reportagem e todos os fatos noticiados durante a semana percebo que de fato existe uma desordem. Trabalho em empresa privada e os problemas quando existentes são corrigidos IMEDIATAMENTE. É o que chamamos de ação corretiva. Agora, veja bem, se os funcionários são preguiçosos ou não cumprem com suas obrigações por que não tomar as tais medidas no Estatuto? Sabe por que? Por que isto é falha da Gerência, do Secretário e também do Prefeito.
Sei bem, a gerência fica puxando o saco pois é cargo comissionado, e tapa o sol com a peneira. O Secretário por sua vez acomodou-se em receber somente boas notícias e o Prefeito acreditou nestas. Dai, quando percebe-se que o buraco já virou uma vossoroca, tarde demais.
Sou atendida em postos de saúde quando preciso, e faço questão de ir, mas vejo que falta um monte de medicamentos. Dias atrás faltavam: Levomepromazina 25mg, dexazosina 2mg, clonazepan gts, tansulozina 0,4mg e por que não fazer compra emergencial? Por que não fazer um processo licitatório correto. Isto é função da ADMINISTRAÇÃO e não de funcionarios preguiçosos.
 
Luciana Nascimento em 25/06/2011 01:54:36
*********SENHOR PREFEITO E SECRETÁRIO DE SAUDE ****
Gostaria de elogiar o atendimento do CEM e CENORT atendimento rapido e resolve, passei em tres posto de saude, não consegui encaminhamento médico, pois disseram que tinha que marcar consulta, fui no CENORT falei com gerente ELIZEU ele pediu para me atender, bati raio-x coloquei tala fui encaminhado para hospital para fazer cirurgia, graças ao interesse e sensibilidade dos funcioario e gerente do CENORT. exemplo para muitos.
 
FERNANDO LUIZ ALVES em 25/06/2011 01:10:47
o nosso prefeito tem toda razão em não aceitar preguiça,infelizmente o atendimento das recepções dos postos de saúde ta muito ruim,e também por parte de alguns médicos esperamos que esse tratamento mude,pois merecemos como cidadãos campograndenses um atendimento digno.
 
jean adriano da silva em 24/06/2011 12:49:30
Mais será que ele estará em todos os postos e em toda e qualquer hora???
 
Marcelo Max em 24/06/2011 12:46:54
espero realmente que o dr. leandro coloque ordem nos postos de saude, afinal o trabalho dele é esse. basta que seja exigido dos medicos e funcionarios, qualidade no atendimento. se o salario é pouco ou mto nao importa, quem nao quizer trabalhar , da lugar pra quem quer. problemas sempre aparecerão mas a gerencia deve ter competencia p/ solucionar. o posto coronel antonino mesmo é uma bagunça. tem até funcionario dormindo em horario de expediente.
 
neiva picoline em 24/06/2011 07:51:09
Olha... como espetáculo pirotecnico está dez o poder publico municipal...quero ver se os médicos também cumpriráo seus horários junto aos postos de saúde !!!
 
Augusto Malheiros em 24/06/2011 07:15:20
Morei em Campo Grande por 5 anos e convivi com essa situação. O problema é que muitos profissionais concursados não gostam da área de saúde pública mas fizeram o concurso porque paga melhor e não trabalha nos fim de semana e atuam com descaso não tratando os pacientes descentemente e tão menos fazem o trabalho de campo que deveriam fazer, no caso o de fazer a visita aos pacientes e acompanhar as familias de sua região. No último concurso que foi feito na Secretaria Municipal de Campo Grande, as provas foram muito mal feitas, não direcionando para o perfil dos profissionais de saúde pública, fazendo com que muitos que passaram tem o perfil de hospital, o que nos traz a atual situação, onde postos de saúde tem um atendimento precário e sem interesse dos profissionais de saúde para trabalhar nos Programas de sua Unidade.
 
LUIZ FERNANDO BARBOSA FERREIRA em 24/06/2011 07:07:39
Parabéns Nelsinho pela sua atitude, com relalção ao Secretariado, pegar o lagar, se não querem trabalhar, tem quem quer, olha Prefeite, continue com pulso firme, pois quem os elegeu foi os eleitores e não uma meia duzia de secretário, pois você deve resposta com referência a sua administração a população Campograndese, chega junto de quem não quer mostrar um bom desempenho, é ra, ré, rua...
 
ilma alexandre em 24/06/2011 06:38:17
Esperamos que melhore realmente, minha sobrinha de 8 anos estava com uma tremenda febre e levamos ao posto de saúde do guanandi, chegamos as 19:00hs, ela ficou em repouso tomando sorro e deram o medicamento para voltar para casa, fomos informado que lá não havia dipirona. uma suposta medica ou infermeira falou para a mãe. de Àgua até abaixar a febre´´ isso não é um descaso com a população.
 
Cleber Silva em 24/06/2011 06:26:35
Engraçado "todos" reclamam,em quanrto SERVIDORES de baixos salarios,quando se tem concursos,TODOS sabem a quantidade de vagas,o que se exige e O SALÁRIO a ser pago,porque então fazem e toma a vaga de quem realmente quer "trabalhar",por este salario,ao invés de quando se toma uma decisão ;e que decisão hein,muito bem acertada do prefeito que desde que cheguei nesta Capitalhoje se pode afirmar que ELE realmente è "o Prefeito" desta Cidade.Então baixo salario não é desculpa,pois até mesmo um "picolezeiro"tem dignidade de seu trabalho e NÃO MALTRATA seus compradores,por ele ganhar apenas alguns "centavos"por cada picolé vendido.Então estes ervidores qeu acham pouco os salarios,peçam sua conta oras,ficam por ai igual aqueles que nesta época de "feriadão"ficam por ai dizendo "nossa,funcionario publico não trabalha mesmo",primeiro:concurso é publico,façam,passem e fiquem na mesma maneira..segundo:se soubessem o quanto o Governo(estadual e municipal)economiza,com energia,agua,café,e outros não falariam isso.Parabéns Prefeito,pela primeira vez nestes mais de seis anos,o senhor mostrou que "quem tem preguiça e má vontade",tem que pedir as contas mesmo,ta cheio de gente disposta a trabalhar,e por qualquer salario,é só passar pela frente da Funtrab pra ver isso,quebrar asfalto,rebocar parede,vender picolé,varrer rua,Estes que reclamam NÃO QUEREM NÉ......
 
Ricardo Lemos Terra em 24/06/2011 06:24:29
Não serve de desculpá essa questão do salário. Quem é que ganha bem neste pais? Cada trabalhador ganha apenas o suficiente para não morrer de fome. Quem não quer trabalhar porque ganha pouco, deixa pra outros que querem e muito.
 
almir bstista alves em 24/06/2011 06:03:20
até que em fim, tomara que malhore o atendimento nos postos de saúde, tem funcionario que até pra dar BOM DIA, demora meia hora pra olhar pra gente e responder, parece que estamos indo pedir favor.
 
sergio campos em 24/06/2011 05:45:53
PARABÉNS PREFEITO, não permita mesmo que VEREADORES, façam campanhas dentro de POSTO DE SAÚDE, é bom tambem rever estes cargos de GERÊNCIA,espero que o Senhor e o Secretário, possam de fato cumprir, tudo que estão dizendo, que não fique só na conversa.
 
Regina Celia em 24/06/2011 05:23:33
muito parabens pela atitude pois a saude esta de da vergonha nós do anhandui por exemplo fiquemos sem medico desde de quarta dia 22 de junho ate segunda 27 de junho isso nunca poderia acontecer um posto de saude sem medicos tantos dias detalhe o unico da regiao pra atender uma grande demanda dai se chega la na segunda impossivel vaga...
 
elaine oliveira em 24/06/2011 05:14:10
engraçado! antes de botar culpa nos servidores, que por sinal são muito mal pagos , que lutam há anos por um Plano de cargos e Carreiras , e querem que os mesmos botam a cara a tapa para a população , explicar o que ? que nao tem remédio , que nao tem médico , sem falar em exames mais complexos que é uma vergonha, minha tia esta na fila de espera do HU esperando a Secretaria de SAúde aprovar um exame para que a coitada possa realizar a cirurgia, sentindo diariamente dores no corredor do HU, esses dias fui ao posto de saúde e nao tinha dipirona , faça o favor né, cade a verba do SUS ? onde será que foi hein ?
 
marcelo henrique em 24/06/2011 05:08:42
Caros colegas leitores, o único ser unipresente é DEUS, diante de toda situação apresentada pelo prefeito, postos mal administrados, funcionários sem um devido preparo, médicos relapsos, sem o menor comprometimento com o ser humano.Esperamos que realmente haja uma mudança que há tempos necessitamos e merecemos, que não fique somente na promessa, que isso seja realmente o desejo do nosso prefeito e não mais uma jogada politica.Contamos com a colaboração de todos de forma fiscalizadora e sem se calar diante dos descasos ocorridos na área da SAÚDE. OBS, fui mal atendido no Posto 24 horas Nova Bahia, e não gostaria que outras pessoas passassem pelo mesmo constrangimento e indeferença pela qual passei.
 
Jean Adriano da Silva em 24/06/2011 04:49:35
Outro dia fui levar meu filho recem nascido para tomar a vacina e como eu não peguei uma senha antes, não quiseram atende-lo, mais pergunto eu: Se a avacina existe no posto e não depende de médico para aplica-la, porque não queriam atender meu filho, tendo em vista ainda a grande necessidade de preservar a saúde dele...que porcaria de má vontade é essa, digo má vontade do servidor, pois não creio que isso seja ordem do secretário se saúde né. joguem fora as senhas e arrumem as filas, já que elas infelizmente existem...muito obrigado pela atenção...passar bem.
 
Adão dos Reis em 24/06/2011 04:33:20
Espero que realmente tomem vergonha e façam com que esses funcionários dos postos bem como os médicos, que também são funcionários muito bem pagos, atendam melhor a população que não possui um plano de saúde e que são tratados como qualquer coisa nos postos de saúde, onde funcionários ficam de bate papo, seja entre eles ou no celular e o ser humano que necessita de atendimento às vezes até vem a óbito por falta de respeito por parte desses profissionais, se é assim que se pode chamar....
Vergonhoso!
 
Margareth Maia em 24/06/2011 04:23:56
Será que um dos o problemas da saúde não esta na falta de repassa de verba para a secretaria?
Que existe má vontade de alguns funcionário isto é verdade, mas um grande problema também é a falta de médicos, pois eles não querem cumprir horario.
 
Dalva Justina em 24/06/2011 03:57:39
Uma das pessoas que deve ser observada é a gerente do posto 24 horas cel. Antonino, o posto deixa a desejar e muito, no atendimento. onde funcionários fazem a triagem na emergencia, onde em uma ocorrencia uma pessoa de minha familia foi atendida, apresentando dores abdominais agudas, foi simplesmente colocada em uma cama, supostamente em observação, ficando lá mais de 1 hora, sem medicação e atendimento do médico, sendo preciso ser retirada por mim e levada para ser atendida em outro local, uma falta de atenção completa foi feita naquele dia, por pessoas responsaveis naquele posto. O que não entendo, é como um orgão de saúde, tão mal administrado, por um prefeito (MÉDICO).Se não cuida daquilo que ele deveria mais entender, então que pensar do restante. E ainda quer ser Governador, Santo Deus, protejei-nos.
 
Edil Godoy em 24/06/2011 03:43:52
O que uma ameaça de disepnsa do cargo não faz minha gente!!!
Tomara que não fique só em palavras....
 
Wellington Sampaio em 24/06/2011 03:36:08
Quero antes de tudo parabenizar os servidores do posto de saúde do guanandi, pois lá não impera a preguiça,sim a falta de compromisso dos médicos que tiram plantão naquele local. Tudo que deve ser feito pelos servidores é feito, agora atendimento médico fica inviável por parte deles. São atenciosos, mas não fazem milagres. Quem sabe com o puxão de orelha dada no secretario, ele deixa a "preguiça" de lado e faz o que lhe foi atribuído quando ocupou essa secretaria
 
aparecida oliveira em 24/06/2011 03:21:33
Sejamos justos!!Acredito q todas as unidades básicas de saúde, deveriam seguir o bom exemplo do posto de saúde da Bonança.Sempre q preciso de atendimento p/ mim e minha familia vou ao posto da bonança.Eles são um de otimo atendimento,desde as pessoas da recepção,o atendente de farmacia, as enfermeiras,a fachineira,aos medicos enfim a toda a equipe q lá trabalha.Tudo é muito bem organizado, e todos muito bem educados se ñ conseguimos nosso objetivo eles nos orientam ao q devemos fazer... Realmente estão de parabéns.Olha e ñ sou parente,nem amigo de qualquer um deles q lá trabalha, sou uma cidadã como qualquer outra q paga seus impostos e que necessita d atendimento publico. Sejamos justo quando a coisa funciona direitinho, vamos elogiar p incentivar!! É charo q tem muita coisa errada por aí q tem de ser melhoradas!!!
 
Josy Costa em 24/06/2011 03:12:19
Parabens prefeito!!!!!!, só uma obs., levei minha filha para tomar a vacina da páralisia infantil (poli) no posto de saude do TIRADENTES, no horario de almoço., eles só atendem em horario comercial ou seja entre 11hs e 13 hs, não vacinan ninguém, penso q deveria rever esse horario.O horario de vacinação p quem n sabe é:, das 7hs ate 11hs e das 13hs até 17hs.
 
Wagner Borges de Freitas em 24/06/2011 02:51:29
muito bom, era o minimo que esperavamos.... mas demorou um pouco né?
vamos ver na prática agora!!!
 
Caio Abdalla em 24/06/2011 02:51:17
O SR. SECRETARIO TBM TEM Q FALAR AOS MEDICOS DO SAMU, POIS A MÁ VONTADA ALI REINANTE É CRUEL. NÃO FALTA SÓ REMEDIO. FALTA UM MONTÃO DE COISAS NAS UNIDADES DE SAUDE, QUE O GERENTE NÃO RESOLVE PORQUE PRECISA DE RECURSO. PARABENS AO PREFEITO PELA BRILHANTE INICIATIVA.
 
LUIZA MARIA em 24/06/2011 02:32:24
PARABÉNS ! FICO FELIZ COM ESTA DECISÃO, JÁ ESTAVA DEMORANDO APARECER ALGUEM PARA COLOCAR ORDEM. GOSTEI REALMENTE DA MATÉRIA.
 
Maria Helena em 24/06/2011 02:16:39
Foi preciso o chefe dar um puxão de orelha em público no secretario de saúde para que ele "pulasse",antes q perca seu emprego.Muitos dos servidores dos Postos não não preguiçosos mas, não sabem o que dizer ao paciente que o médico não veio trabalhar já que o doente vem é pra ser atendido por um médico o atedente já fez a ficha.Agora eu pergunto; o que estaria fazendo o secretario de saúde até agora,não fosse a chamada do prefeito?
 
samuel gomes-campo grande em 24/06/2011 02:12:46
Parabéns Nelsinho!!!
pulso firme com estes servidores que de mais parecem preguisores!!! querem vida mansa fiquem em casa, evitando complicações de saúde e até a morte de cidadãos que pagam seus impostos e merecem atendimento de qualidade.
 
Ana Lúcia em 24/06/2011 01:31:13
Sesau divulga escala de médicos em postos neste ponto facultativo
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou escala de atendimento médico até domingo na rede pública de Campo Grande. Nesta sexta-feira, ponto f...
Secretário minimiza crise política e defende trabalho da Sesau
Apontado no início do anúncio de reformulação no secretariado da Prefeitura de Campo Grande com uma das peças que poderiam deixar o tabuleiro, o secr...
Nelsinho prossegue maratona de reunião com servidores nesta 6ª feira
O prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), prossegue hoje com a maratona de reuniões com os servidores municipais. Nesta sexta-feira, ponto fa...
Após ultimato, Trad visita secretarias no feriado de Corpus Christi
O prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), vai visitar secretarias no feriado de Corpus Christi. As conversas em pleno feriado santo serão det...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions