Sintomas por pelo menos 7 dias será critério para testar nas unidades de saúde
Exames serão feitos a partir de hoje em postos, por demanda espontânea

As 71 unidades básicas e de saúde da família passam a oferecer, a partir desta segunda-feira, testes para comprovar a contaminação pelo novo coronavírus. Apesar de serem oferecidos por demanda espontânea, sem a necessidade de agendamento, os testes serão aplicados apenas em pacientes que apresentam sintomas da doença a pelo menos 7 dias.
De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), o critério será rigoroso com relação a sintomatologia da doença, que incluem de febre, tosse seca e cansaço, na sua forma mais básica, até falta de ar, dor e pressão no peito e perda de fala ou movimento.
Pacientes assintomáticos não poderão realizar o teste. Caso essa pessoa esteja em contato com pessoas que tenham os sintomas, o indicado será ficar em isolamento social, recebendo atestado de 14 dias para observação dos sintomas. Se houver piora, é necessário procurar novamente o serviço de saúde, caso contrário, respeitar o isolamento em casa e, somente depois desse período, voltar às atividades.
Fluxo separado - A Sesau garante que todas as unidades estão organizadas e aptas a receberem pacientes sintomáticos e manter o fluxo habitual de atendimento.
Nestes locais, desde o início da pandemia, é realizada a estratégia fast-track ou duplo fluxo, em que os pacientes com quadros respiratórios entram em fluxos separados na unidade, evitando assim uma eventual contaminação cruzada dos demais pacientes.
A secretaria lembra, no entanto, que o município dispõe de um serviço de Teleconsulta onde, através do número 2020-2170, a pessoa pode tirar dúvidas e receber orientações sem necessidade de se deslocar a um serviço de saúde. Além disso, existe o Polo de Atendimento no parque Ayrton Senna criado exclusivamente para atender estes pacientes.
Testes - Nesta semana, a Capital recebeu uma nova remessa de 7,5 mil testes do governo do Estado, que poderão ser disponibilizados às unidades e decentralizar a oferta de exames, possibilitando que mais pessoas testem positivo para a doença.
Existe ainda a expectativa de envio de mais 50 mil pelo governo Federal e, paralelamente, há processo de compra aberto pela prefeitura para aquisição de 50 mil unidades de teste rápido, destas aproximadamente 11 mil já foram entregues.
Atualmente, os testes são realizados no município por meio de agendamento no Drive-thru do Corpo de Bombeiros, na Rua Sete de Setembro, e na Escola Estadual Lúcia Martins Coelho, ambos os locais na região central, e por demanda espontânea no Polo de Atendimento localizado no Parque Ayrton Senna, bairro Aero Rancho.