ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Só nessa sexta, mais 4 mil pessoas foram vacinadas em Campo Grande

Dose de reforço para os idosos, os primeiros a se vacinarem com Coronavac, soma 112 aplicações

Nyelder Rodrigues | 27/08/2021 22:22
Aplicadora mostrando para mulher que foi se vacinar o imunizante que ela irá tomar. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Aplicadora mostrando para mulher que foi se vacinar o imunizante que ela irá tomar. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Campo Grande já conta com 616.314 pessoas com ciclo de vacinação contra a covid-19 iniciado - ou seja, que tomaram apenas a primeira dose - e 404.737 com o ciclo encerrado já tendo tomado a segunda dose ou dose única da Janssen, conforme os números do Vacinômetro da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública).

Apenas nesta sexta-feira (27), quando a vacinação foi feita até as 22h, 4.078 foram as unidades de saúde e pontos de aplicação abertos para se imunizar contra o novo coronavírus. Em termos percentuais, 68% da população já tomou a primeira dose.

Enquanto isso, a proporção de pessoas que está com a imunização completa está na casa dos 44%. A população de Campo Grande, conforme estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é superior aos 900 mil habitantes.

Recém iniciada, a aplicação da terceira dose de reforço, que tem como alvo, principalmente, os idosos que tomaram a segunda dose há seis meses, ainda atrai baixo público, somando apenas 112 aplicações desde sua abertura.

Indivíduos imunossuprimidos após 28 dias da 2ª dose e pessoas acima de 70 anos devem ser beneficiadas com a aplicação que, por ora, é feita com doses do imunizante da Pfizer, independente de qual foi a vacina tomada anteriormente.

Dados de pesquisas recente apontam queda da capacidade de imunização em idosos, especialmente, os acima de 80 anos, que tomaram doses da vacinas com o vírus inativado - no Brasil, é o caso da Coronavac. Mesmo assim, foi escolhido reforçar doses em todos os idosos, com combinação de imunizantes.

Nos siga no Google Notícias