ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Capital

STJ manda soltar “gerentona” que tinha salário de R$ 10 mil no jogo do bicho

Darlene afirma que trabalhou por 30 anos, mas sem relação com milícia

Aline dos Santos | 01/07/2021 11:20
Darlene Borges durante coletiva em 19 de maio: lágrimas e revelações. (Foto: Marcos Maluf)
Darlene Borges durante coletiva em 19 de maio: lágrimas e revelações. (Foto: Marcos Maluf)

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) mandou soltar Darlene Luiza Borges, apontada como “gerentona” do jogo do bicho e presa na operação Omertà. Em 19 de maio, antes de se entregar às autoridades, ela, que é conhecida como Dadá, declarou durante entrevista coletiva que trabalhou no jogo do bicho por 30 anos, tinha salário de R$ 10 mil e era a pessoa “mais injustiçada da face da terra”.

O ministro Rogerio Schietti Cruz concedeu liminar para que a ré  use tornozeleira eletrônica, conforme havia decidido o juiz da 1ª Vara Criminal de Campo Grande, Roberto Ferreira Filho. A decisão do ministro cita a pandemia de covid-19 e foi publicada nesta quinta-feira (dia primeiro).

“Na atual situação de pandemia, salvo necessidade inarredável da segregação preventiva – mormente casos de crimes cometidos com particular violência –, a envolver agente de especial e evidente periculosidade ou que se comporte de modo a, claramente, denotar risco de fuga ou de destruição de provas e/ou ameaça a testemunhas, o exame da necessidade da manutenção da medida mais gravosa deve ser feito com outro olhar”, decidiu o ministro.

Darlene foi presa em 2 de dezembro de 2020, na Arca de Noé, sexta fase da Omertà. Em 11 de março deste ano, trocou o presídio pela tornozeleira por ordem do juiz. Porém,  no mês de maio,  o TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) restabeleceu a prisão. Segundo a defesa, durante o período em liberdade a ré não fez nada que justificasse o restabelecimento da preventiva.

O advogado José Roberto Rodrigues da Rosa informou que vai hoje ao presídio Irmã Irma Zorzi, em Campo Grande, para comunicar a decisão e aguarda que a ordem do STJ seja formalmente repassada para a Justiça de Mato Grosso do Sul. Uma nova coletiva deve ser convocada quando Darlene deixar a prisão.

Trajetória – Darlene contou que começou no jogo do bicho fazendo faxina, servindo café e conferindo canhotos até ir para a administração do escritório, onde pagava funcionários e despesas da empresa. Ela é acusada de associação criminosa, lavagem de capitais e exploração de jogos de azar.

Conforme a denúncia, a mulher integra o grupo de “gerentes” do núcleo financeiro da suposta organização criminosa armada, abaixo apenas dos Names, líderes da organização criminosa. Ela nega relação com milícia e alega que  jogo do bicho é contravenção penal.

Nos siga no Google Notícias