ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Capital

TCE afirma que abrirá processo contra alvo do Gaeco após ser notificado

Na quarta-feira, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Campo Grande

Aline dos Santos | 25/05/2018 08:49
TCE deve abrir procedimento administrativo. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
TCE deve abrir procedimento administrativo. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

Com um servidor alvo de investigação na Máfia do Cigarro, o TCE/MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul) informa que não foi avisado oficialmente, mas, assim que notificada, a Corte de Contas, por meio de sua Corregedoria, abrirá procedimento administrativo para averiguação dos fatos.

Por meio de nota, o tribunal esclarece que “não foi notificado e não tem nenhuma informação oficial de investigação acerca do envolvimento do chefe da Assessoria Jurídica em operação deflagrada pelo GAECO na data de 23 de maio de 2018”. O nome não foi divulgado.

Na sequência, informa que, se aberto procedimento administrativo, será observado os princípios legais e assegurado o direito ao contraditório e à ampla defesa.

A segunda etapa da operação Oiketicus, em que o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado ) investiga a ligação de policiais militares com a Máfia do Cigarro, teve como alvo servidor do TCE/MS. Na ocasião, na última quarta-feira, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Campo Grande.

Na primeira fase, realizada em 14 de maio pelo Gaeco e Corregedoria da PM (Polícia Militar), foram cumpridos 20 mandados de prisão preventiva contra policiais, sendo três oficiais, e 45 mandados de busca e apreensão. O saldo total foi de 21 prisões porque um sargento acabou preso em flagrante.

A ação foi em 16 localidades: Campo Grande, Dourados, Jardim, Bela Vista, Bonito, Naviraí, Maracaju, Três Lagoas, Brasilândia, Mundo Novo, Nova Andradina, Boqueirão (distrito), Japorã, Guia Lopes, Ponta Porã e Corumbá.

No caso de outros 12 policiais, o Gaeco buscou provas por meio de mandados de busca e apreensão. Segundo a investigação, a remuneração para os policiais variava de R$ 2 mil por mês a R$ 100 mil. Nome da operação, oiketicus é um inseto conhecido popularmente como “bicho cigarreiro”.

Nos siga no Google Notícias