ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

TCE proíbe 'pedalada' de Bernal com cobrança antecipada do IPTU 2017

Nyelder Rodrigues | 08/12/2016 19:56
Cobrança do IPTU de 2017 foi considerava antecipação pelo TCE-MS (Foto: Arquivo/Marcos Ermínio)
Cobrança do IPTU de 2017 foi considerava antecipação pelo TCE-MS (Foto: Arquivo/Marcos Ermínio)

A TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) determinou nesta quinta-feira (8) o bloqueio temporário dos valores arrecadados pela prefeitura de Campo Grande com a cobrança do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) 2017, que já teve os carnês enviados para a população.

Conforme a decisão do conselheiro Ronaldo Chadid, atendendo representação do vereador reeleito Chiquinho Telles (PSD), o atual prefeito Alcides Bernal (PP) não poderá usar os recursos, já que tal arrecadação foi considerada uma antecipação de receita nociva à administração - ação popularmente conhecida como pedalada fiscal.

Todos os depósitos referentes ao IPTU deverão ser registrados em rubrica e conta bancária específica, sendo liberado apenas a partir da posse de Marquinhos, no dia 1º da janeiro de 2017. A decisão da Corte de Contas surge justamente em período que o pagamento do 13º salário dos servidores municipais tornou-se uma incógnita.

O prazo dado pelo TCE para que as providências determinadas sejam cumpridas é de cinco dias, assim como para a apresentação de defesa de Bernal, que o Tribunal alega ter feito prática "flagrantemente lesiva, podendo causa prejuízos irreversíveis ao orçamento e comprometer a administração próximo exercício".

Outra alegação que sustenta a decisão, que cita os problemas com o 13º, é de que a Lei de Responsabilidade Fiscal veda a contração de despesas que não podem ser cumpridas nos dois últimos quadrimestres de mandato.

Em resposta ao veto do TCE, a prefeitura marcou para às 9h desta sexta-feira (9) uma entrevista coletiva para esclarecer a situação. Via assessoria de imprensa, o Executivo também afirma que não existe antecipação, já que o vencimento do imposto acontece no dia 10 de janeiro de 2017, e a antecipação traria apenas comodidade ao contribuinte.

Porém, na decisão do TCE, já há contraponto a esse argumento. "Por mais que se admita a possibilidade de pagamento até o dia 10 de janeiro de 2017, a situação criada com a expedição desse decreto induz ao recebimento de recursos relativos a exercício futuro ainda neste ano, o que não é admitido pela legislação em vigor", frisa.

Nos siga no Google Notícias