ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

“Temos medo de sair na rua”, diz morador após ação contra baderna

Ação contra som alto e manobras com motos e carros foi realizada entre os dias 10 e 12 deste mês

Aletheya Alves | 14/09/2021 16:46
Eurico Pereira, de 73 anos, diz que presença de fiscalização constante é necessária. (Foto: Kísie Ainoã)
Eurico Pereira, de 73 anos, diz que presença de fiscalização constante é necessária. (Foto: Kísie Ainoã)

Esperançosos com os dias de paz, moradores do Bairro Serra Azul relatam que apenas a presença contínua de fiscalização deve manter a tranquilidade conquistada na região após operação. Entre sexta-feira (10) e domingo (12), a GCM (Guarda Civil Metropolitana) realizou ação com objetivo de acabar com som alto, aglomeração e manobras com motos e carros no bairro.

Moradora do bairro há mais de cinco anos, Kely Costa, de 35 anos, conta que tem estranhado a mudança. “Virou uma paz, parece um deserto aqui. Ficou assim desde o final de semana, porque a Guarda ficou direto. Antes, eles faziam ronda, mas logo depois do pessoal dispersar, todo mundo voltava”, explica.

Kely diz que tem gostado do novo silêncio desde a última operação no bairro. (Foto: Kísie Ainoã)
Kely diz que tem gostado do novo silêncio desde a última operação no bairro. (Foto: Kísie Ainoã)

Tranquila com a falta de barulho, Kely relata que a esperança geral é de que as fiscalizações continuem periodicamente. “Se acabar a ronda ou se começarem a vir lá pelas 20h, não adianta. Precisam ficar aqui até mais tarde, assim, quem está envolvido vai acabar desistindo”.

Sem acreditar que a mudança é permanente, Eurico Pereira, de 73 anos, diz que já não aguenta mais ter receio do “fervo” já costumeiro.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Eles sempre ficam aqui e na hora que a polícia sair de perto, eles vão continuar. Uma vez, caiu um motoqueiro bem na frente do meu portão, eu achei que tinham derrubado, a gente tem medo de sair na rua, Eurico diz.

Sobre a preocupação constante, Eurico narra que mais do que se incomodar com o barulho, o medo é de que outras pessoas passem a se machucar. “Uma hora, alguém vai acabar morrendo por causa disso. Imagina se uma criança é atingida por essas motos ou outra pessoa que não tem nada a ver”.

Manobras feitas por motos e carros deixaram marcas na Rua Rio Dourado. (Foto: Kísie Ainoã)
Manobras feitas por motos e carros deixaram marcas na Rua Rio Dourado. (Foto: Kísie Ainoã)

Ainda se acostumando com a região, Joel Peixoto, de 38 anos, conta que se mudou para o Serra Azul há menos de uma semana e ouviu o barulho alto apenas sendo interrompido pela Guarda. “Vimos a operação que teve, mas eu já sabia do que acontecia aqui. Eles ficam basicamente fazendo barulho e bagunça com as motos e som alto em carro”.

Em um dos vídeos registrados no local,  a rua desaparece devido à fumaça produzida por pneus:

Ocorrências frequentes - Em nota, a Guarda informou que a operação no bairro não possui data final devido às ocorrências persistentes. Por isso, durante a semana, a ação tem sido realizada através de rondas, enquanto no próximo fim de semana, haverá nova operação intensa.

Ainda de acordo com a GCM, a população deve entrar em contato através do número 153. Na semana passada, o Campo Grande News divulgou vídeos em que mostram a transformação do bairro durante os fins de semana. Um dos registros mostra que as pessoas desaparecem em meio a uma cortina de fumaça provocada por manobras.

Em outra situação, oito pessoas aparecem agredindo um homem que, ao se levantar, gera ainda mais confusão. Atendendo ao pedido de moradores, a GCM realizou uma operação no local entre os dias 10 e 12 deste mês.

Durante a ação, foram abordados 107 veículos, sendo aplicadas 52 notificações. De acordo com o balanço da Guarda, a maioria envolvia condutores sem Carteira Nacional de Habilitação, recusa de teste do bafômetro e veículos sem documentação.

Ao total, sete carros e oito motocicletas foram removidos ao pátio do Detran.

Equipe da Guarda Civil Metropolitana durante operação no Serra Azul. (Foto: Divulgação/GCM)
Equipe da Guarda Civil Metropolitana durante operação no Serra Azul. (Foto: Divulgação/GCM)


Nos siga no Google Notícias