ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Tentativas de regulamentar Uber esbarram no limite constitucional

Projeto sobre o serviço não prosperou na Câmara Municipal; tema também foi vetado pelo governo estadual

Richelieu de Carlo | 05/12/2016 11:29
Tentativas de proibir Uber fracassaram na Câmara e na Assembleia. (Foto: Divulgação)
Tentativas de proibir Uber fracassaram na Câmara e na Assembleia. (Foto: Divulgação)

Com o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), tendo declarado que considera as “caronas pagas”, chamadas por meio de aplicativo, ilegais e sinalizando a intenção de regulamentar o serviço, ele deve ter problemas nessa empreitada. Isso porque já houve tentativa semelhante pelos vereadores da Capital e deputados estaduais, barradas pelo mesmo motivo: cabe à União legislar sobre diretrizes da política nacional de transportes.

Na Assembleia Legislativa, chegou a ser aprovado projeto que proibia transporte remunerado de passageiros em veículos particulares, acionados por aplicativos, que não estiverem cadastrados e regulamentados pelo poder público.

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), porém, vetou a proposta, com a justificativa de que cabe à União legislar sobre diretrizes da política nacional de transportes, conforme previsto na Constituição Federal. Além disso, a competência legislativa sobre o transporte individual de passageiros dentro da cidade caberia ao Município.

A intenção do projeto de autoria do deputado estadual João Grandão (PT) era evitar a discussão e polêmicas com taxistas, como ocorreu em outras cidades, em função da empresa Uber.

Na época, o deputado ressaltou que o projeto não tinha como objetivo proibir este tipo de serviço, mas regulamentar toda a situação, para que empresas que usem aplicativos para o transporte possam se cadastrar e cumprir uma série de obrigações perante o poder público.

Na Câmara de Campo Grande, o projeto nem chegou a ser votado, devido à inconstitucionalidade da proposta apontada pela procuradoria da casa, sendo arquivado pela Comissão de Legislação e Justiça.

A tentativa de proibir o serviço foi dos vereadores Marcos Alex, o Alex do PT, e Luiza Ribeiro (PPS) sob a alegação de que a “oferta de transporte remunerado em carros particulares é uma atividade privativa dos profissionais taxistas, portadores de certificação específica para exercer a profissão”.

Bernal discursa em agenda pública na sexta-feira. (Foto: Fernando Antunes)
Bernal discursa em agenda pública na sexta-feira. (Foto: Fernando Antunes)

Declarações – Em agenda pública na sexta-feira (2), Alcides Bernal declarou: “nunca andei de Uber, mas se não é regulamentado é ilegal”. Para ele, o transporte por meio do aplicativo é irregular uma vez que não garante seguro aos passageiros em caso de acidentes, por exemplo. Sobre os valores reduzidos, característicos do app, o prefeito aponta “ser uma “ilusão”.

No mesmo dia, questionado sobre a existência de um projeto para regulamentação do serviço, o prefeito disse apenas que “por enquanto, ninguém entrou com pedido de regularização junto à prefeitura”.

Imagem do vídeo onde, segundo leitor, agente de trânsito aparece abordando motorista da Uber. (Foto: Reprodução)
Imagem do vídeo onde, segundo leitor, agente de trânsito aparece abordando motorista da Uber. (Foto: Reprodução)

Fiscalização - A Prefeitura de Campo Grande começou a fechar o cerco contra as “caronas pagas” chamadas por meio de aplicativo, com agentes nas ruas cobrando os motoristas por meio de fiscalizações da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

De acordo com o diretor-presidente da agência, Elidio Pinheiro Filho, as ações são apenas "educativas". Mas, motoristas estão sendo multados.

"Nós fizemos uma programação de ações para conscientizar os motoristas do aplicativo da necessidade de regulamentação da Uber, é um movimento nacional que decidimos adotar aqui em Campo Grande”, disse o chefe da Agetran.

Nos siga no Google Notícias