ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Teste da Coronavac começa hoje na Capital com 10 voluntários

Metade vai receber a vacina contra a covid-19 e a outra metade fica com placebo

Aline dos Santos | 26/10/2020 09:44
Coronavac entra em fase de testes hoje em Mato Grosso do Sul. (Foto: Instituto Butantan)
Coronavac entra em fase de testes hoje em Mato Grosso do Sul. (Foto: Instituto Butantan)

A fase de testes da vacina Coronavac, da chinesa Sinovac com o Instituto Butantan, começa nesta segunda-feira (dia 26), em Campo Grande, com dez profissionais de Saúde. A partir de amanhã, serão vacinados de 24 a 30 voluntários por dia.

De acordo com assessoria do HU (Hospital Universitário), ao todo, serão testados entre 800 e 1000 profissionais de todos os hospitais da Capital e que trabalhem em área de circulação da covid-19. Metade recebe a vacina e a outra metade recebe placebo (preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos).

Os testes serão realizados no hospital Dia do HU, das 17h às 21h. Os profissionais interessados precisam agendar pelo email adm.covidcg@gmail.com ou pelo WhatsApp (67) 99269-3354.

Dos estudos feitos no País, a vacina vem comprovando os resultados de segurança que já haviam sido registrados em testes de fases 1 e 2 na China. No Brasil, apenas 35% dos 9 mil voluntários tiveram reações adversas leves após a aplicação da vacina, tais como dor no local da aplicação ou dor de cabeça. Não houve qualquer registro de efeito colateral grave durante a testagem.

Além da Coronavac, que é chinesa, outras três vacinas contra a covid-19 estão em processo de estudos no Estado.  A Janssen-Cilag, da multinacional Jhohson e Jhonson; a desenvolvida pelo laboratório Sanofi e a do medicamento contra a BCG.

Em massa – Já a aplicação da vacina para a população ainda não tem data prevista em Mato Grosso do Sul. “Ainda não sabemos quando chegarão as vacinas”, afirma o secretário estadual de  Saúde, Geraldo Resende.

Na sexta-feira (dia 23), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)  liberou a importação de 6 milhões de doses da vacina Coronavac. Como o produto ainda não tem registro de comercialização no Brasil, sua importação fica sujeita a uma autorização excepcional da agência.

Nos siga no Google Notícias