A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

01/12/2012 12:52

Testes rápidos de HIV podem ser feitos no centro da Capital

Francisco Júnior e Mariana Lopes
Atendimento está sendo feito no calçadão da Barão do Rio Branco. (Foto: Pedro Peralta)Atendimento está sendo feito no calçadão da Barão do Rio Branco. (Foto: Pedro Peralta)

No Dia Mundial de Luta Contra a Aids, lembrado neste sábado, 1º de dezembro, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) realiza testes rápido de HIV no centro de Campo Grande. Uma equipe da secretaria está localizada na rua Barão do Rio Branco, entre as ruas 14 de Julho e 13 de Maio.

No local, consta uma unidade móvel onde os testes estão sendo realizados. De acordo com a Lucilene Strelato Spavaneli Freitas, supervisora do programa DST HIV/Aids, as três fases do teste duram cerca de 40 minutos. Segundo ela, a expectativa é de atender cerca de 100 pessoas durante todo o dia de hoje.

Quem procurar a unidade móvel será submetida ao pré-teste, onde um profissional passa orientações e necessário preencher um questionário sobre a vida sexual. Na próxima fase é feito o exame dentro do ônibus da Sesau, que é todo equipado. Lá, é coletado o sangue para ser feito o teste. A última fase é a da divulgação do resultado. Caso dê positivo, profissionais irão prestar todas as orientações necessárias de sobre o tratamento e em que locais procurar atendimento especifico.

Lucilene Strelato que as pessoas ainda ficam inseguras ao fazer o teste. Ela ressalta que o exame é importante para detecção precoce da doença.

Domestica Odete Freire, 45 anos, aproveitou a unidade móvel e fez o teste. Saiu aliviada porque o resultado deu negativo. Ela conta que todo o ano faz uma bateria de exames e que detecta HIV está entre eles. “É importante fazer para saber como está nossa saúde”, recomenda.

A unidade da Sesau vai ficar na Barão do Rio Branco até às 16 horas.

Brinquedos feitos por detentos são doados para crianças em escola
Parceria feita entre a a Semed (Secretaria Municipal de Educação) e a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) garantiu ne...
Falta de pagamento faz prefeitura suspender hemogramas na rede pública
A falta de pagamento para um fornecedor de insumos fez com que a prefeitura de Campo Grande suspendesse a partir desta quarta-feira (13) a realização...


Este evento conta com o apoio da AECGR (Associação dos Enfermeiros de Campo Grande e Região), ou seja, os enfermeiros a disposição da sociedade civil organizada na luta contra a AIDS.
 
Jorcinei Alvarenga em 01/12/2012 13:28:56
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions