ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites podem ser feitos em mutirão no HU

Ação acontece nesta sexta-feira (27) e resultados saem em apenas 15 minutos

Danielle Valentim | 25/07/2018 09:36

O HU (Hospital Universitário) Maria Aparecida Pedrossian, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) realiza mutirão de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais (hepatites B e C), na próxima sexta-feira (27). As testagens serão realizadas das 8h às 16h, no Hospital Dia.

Os testes são gratuitos e qualquer pessoa pode fazer, basta apresentar um documento com foto e o Cartão Nacional de Saúde (cartão do SUS). O resultado dos testes fica pronto em 15 minutos.

Também na sexta, das 13h às 16h, haverá uma ação de sensibilização no Túnel de Sensações, para conscientizar o público presente sobre as doenças virais, suas causas e consequências. O Túnel de Sensações é um espaço lúdico onde o público é estimulado pela audição, visão e tato a compreender doenças como HIV, sífilis e hepatites.

Colóquio sobre hepatites virais - Na quinta-feira (26), das 10h às 12h, no auditório do LAC, na UFMS, acontece o Colóquio sobre Temas Emergentes em Saúde Pública, com o tema Hepatites Virais, em comemoração o Julho Amarelo (mês de conscientização sobre hepatites virais).

O evento terá três palestras: “Epidemiologia dos casos de hepatites virais no estado de Mato Grosso do Sul”, com a gerente técnica do programa estadual de IST/AIDS e hepatites virais, Clarice Souza Pinto; “Hepatites virais na população em situação de elevada vulnerabilidade”, ministrada pela pesquisadora em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e membro do grupo de pesquisa em hepatites virais da Facfan/UFMS, Ana Rita Coimbra Motta Castro; e “Diagnóstico e tratamento das hepatites virais”, com a infectologista e gerente de atenção à saúde do HUMAP-UFMS, Andréa de Siqueira Lindenberg.

O Colóquio sobre Temas Emergentes em Saúde Pública, que é gratuito e aberto ao público, terá início às 10h no auditório do LAC, na UFMS. Haverá emissão de certificados de participação para o público que assinar a lista de presença

Colóquios - Os colóquios são uma ação de extensão do Setor de Projetos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FAMED-UFMS) em conjunto com o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia da Gerência de Vigilância em Saúde e da Unidade de Doenças Infectoparasitárias do HUMAP-UFMS, em parceria com os programas de pós-graduação em doenças infecciosas, saúde da família e enfermagem da UFMS, SESAU e SES.

O projeto é coordenado pelas professoras Anamaria Paniago e Sandra Leone e pela enfermeira Evelyn dos Santos, do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do HUMAP-UFMS.

Nos siga no Google Notícias