ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Capital

TJ derruba liminar que afastou servidor apontado como “espião” de Olarte

"Não há prova suficiente para imputação do vazamento de informações", diz advogado

Aline dos Santos | 14/06/2017 13:00
Operação Coffee Break foi realizada em 25 de agosto de 2015. (Foto: Fernando Antunes/Arquivo)
Operação Coffee Break foi realizada em 25 de agosto de 2015. (Foto: Fernando Antunes/Arquivo)

O TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) derrubou a liminar que havia determinado o afastamento do servidor Mauro Lino Alves Pena, apontado como “espião” do ex-prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte, no próprio tribunal. Ele teria vazado informações da operação Coffee Break.

No último dia 7, a 4ª Câmara Cível deu provimento ao agravo da defesa de Mauro e revogou a liminar que havia determinado seu afastamento dele da função de oficial de Justiça.

Na ação, o MPE (Ministério Público Estadual) havia se manifestado contra o pedido e citou que a decisão não afetou os vencimentos do oficial. O relator, desembargador Amaury da Silva Kuklinski. também foi voto vencido.

A decisão foi encaminhada à 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, cujo titular, juiz David de Oliveira Gomes Filho, havia deferido o afastamento do servidor.

Conforme denunciou o MPE (Ministério Público Estadual), Mauro Lino teria vazado informações da Coffee Break em 2015. A operação afastou Olarte da prefeitura e investigava esquema de compra de votos na Câmara Municipal para cassação do então prefeito Alcides Bernal (PP).

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) apurou que o servidor, que também era chamado de “Goleiro”, repassava informações sigilosas para Olarte por meio do WhatsApp, ligações e também pessoalmente.

Na denúncia, o promotor Alexandre Pinto Capiberibe citou que o funcionário da Justiça e Olarte marcavam encontros numa padaria, no Mercado Municipal e em estacionamentos. Lino também ia até no gabinete para repassar informações sobre os pedidos de busca e apreensão, condução coercitiva e afastamento do cargo feitos pelo Gaeco contra o ex-prefeito. Mauro Lino trabalha no Judiciário desde 1983.

Ao TJ/MS, a defesa do servidor alega que o afastamento se baseou-se em meras suspeitas, não havendo qualquer prova sobre sua conduta.

“Não há prova suficiente para imputação do vazamento de informações e, por não haver, essas provas, o afastamento das funções era medida desproporcional, que não guarda nenhuma razoabilidade. O tribunal determinou a reintegração nas funções de oficial de Justiça levando em consideração que não tem fato que autorize supor que ele vá interferir nos processos relacionados à imputação e nem ao processo que responde”, afirma o advogado Fábio Trad.

Nos siga no Google Notícias