ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Tradicional Corrida do Facho acontece nesta sexta-feira em Campo Grande

Edmir Conceição | 24/08/2011 18:18

Comando Geral do Corpo de Bombeiros e Comando Militar do Oeste/A disputam o porte definitivo do troféu

Nesta sexta-feira, 26 de agosto, dia em que a Capital completa 112 anos, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da Fundação Municipal de Esporte (FUNESP), promove mais uma edição da Corrida do Facho, tradicional evento do calendário de festividades do município que, há mais de 40 anos, abre o grande desfile cívico do aniversário de Campo Grande.

Na década de 1960, participavam da corrida apenas unidades militares. A partir da década de 1970, a competição foi aberta a entidades civis convidadas. “Mais que uma forma de homenagear o aniversário da capital, a Corrida do Facho é um evento de congraçamento entre entidades civis e militares, uma celebração de todos os segmentos que trabalham por uma Campo Grande cada vez melhor”, diz Carlos Alberto de Assis, diretor-presidente da Funesp.

A corrida terá início às 7h, com largada e chegada na Rua 14 de julho, esquina com a Avenida Afonso Pena. Equipes compostas por doze atletas cada, sendo dez titulares e dois reservas, revezarão na prova. Cada attleta percorrerá mil metros, perfazendo um total de dez mil metros de percurso, que se dará no seguinte quadrilátero: Rua 14 de julho até Rua Dom Aquino; Rua Dom Aquino até a Rua 13 de maio; Rua 13 de maio até a Rua 15 de novembro; Rua 15 de novembro até Rua 14 de julho.

Originalmente, o facho é um dispositivo guarnecido de matéria transparente, no qual se põe fogo ao abrigo do vento, com o espírito de conduzir o “fogo sagrado”. Hoje, o facho é simbolicamente representado por um bastão, que deve ser entregue para que o atleta seguinte percorra a sua etapa na prova.

Em congresso técnico realizado na última terça-feira (23), às 17h30, na sede da Funesp, representantes das onze equipes inscritas receberam esclarecimentos sobre o regulamento da competição e acompanharam o sorteio das respectivas raias nas quais correrão. São elas:

Raia 01 – ACORP/Cassems/Atleta do Futuro

Raia 02 – 14ª Cia de Comunicações Mecanizadas (Dourados)

Raia 03 – Comando Geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul

Raia 04 – Cia de Comando da 9ª Região Militar

Raia 05 – Comando Militar do Oeste/B

Raia 06 – 14ª Cia de Polícia do Exército

Raia 07 – Comando Militar do Oeste/A

Raia 08 – ACORP/FUNLEC/El Kadri

Raia 09 – Base Aérea de Campo Grande

Raia 10 – 30ª Circunscrição de Serviço Militar

Raia 11 – ACORP/Cassems

Serão premiadas com troféus e medalhas as equipes que se classificarem em 1º, 2º e 3º lugares. A equipe campeã receberá, além da premiação normal, o troféu transitório Prof. Acir Esnarriaga de Albuquerque, justa homenagem ao professor de educação física e técnico em desporto da FUNESP, que por muitos anos coordenou a organização da Corrida do Facho. Ganha direito ao porte definitivo da taça a equipe que vencer a corrida por três vezes consecutivas ou quatro vezes alternadas. O Comando Geral do Corpo de Bombeiros (campeão em 2009) e o Comando Militar do Oeste (atual campeão), ambos com três vitórias, disputarão também o porte definitivo do troféu.

(*) Com informações da asessoria

Nos siga no Google Notícias