A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

03/10/2012 17:14

Traduzida em pesquisa, qualidade de vida é exaltada nas ruas

Aline dos Santos
Delaine e as filhas no gramado da Marginal Lagoa: mudança de paisagem. (Foto: Minamar Júnior)Delaine e as filhas no gramado da Marginal Lagoa: mudança de paisagem. (Foto: Minamar Júnior)
Marginal Lagoa transformou o cenário na região, em 10 km de avenida. (Foto: Minamar Júnior)Marginal Lagoa transformou o cenário na região, em 10 km de avenida. (Foto: Minamar Júnior)

O que era mato virou garantia de sombra e momentos agradáveis para dividir em família. A mudança na Marginal Lagoa ganha aplausos da dona de casa Delaine Tamires, de 21 anos, que aproveitou o tempo ameno da manhã para estender uma toalha no gramado em companhia das filhas de Linana, de dois anos, e Tabata, de três meses.

“Antes de ter a meninas, vinha aqui fazer caminhada. Mas era um matagal. Agora, ficou bom. Tem sombra, dá para tomar tereré”, afirma Delaine.  A avenida, inaugurada em dezembro do ano passado, liga o macroanel das saídas de Sidrolândia e São Paulo à avenida Duque Caxias, criando uma via rápida de 10 km para moradores de mais de 30 bairros.

“É uma benção”, define a Alaíde Lopes Pacheco, que comanda um restaurante no cruzamento com a Panambiverá. Ela conta que o ponto comercial valorizou e até as vendas aumentaram, chegando a 30 marmitex por dia.

A aprovação de Campo Grande, expressa por Delaine e Alaíde, foi medida na pesquisa “Qualidade de vida nas cidades”, desenvolvida pela ProTeste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor.  A cidade ocupa o quarto lugar no ranking de qualidade de vida entre 21 capitais.

Para 65% do público ouvido, a vida na cidade melhorou “significativamente” nos últimos cinco anos. Apenas 6% perceberam piora no município. Os habitantes da Capital de Mato Grosso do Sul apontaram habitação, educação, mobilidade e segurança como os quesitos de melhor qualidade na cidade. Não houve critério avaliado como ruim para os campo-grandenses. 

A transformação da cidade, que já soma mais de 800 mil habitantes, fez dos trilhos abandonados um point da vida saudável na avenida Noroeste. A Orla Morena tem 2,5 quilômetros de obras de revitalização, com parque linear, pistas para caminhada, aparelhos de ginástica e ciclovia.

Morando a poucas quadras da academia ao ar livre, o funcionário público Paolo Henrique Leite Cardoso, de 30 anos, decidiu espantar a preguiça e aproveitar os benefícios da nova vizinhança. “Aqui melhorou muito, com certeza”, diz, enquanto malha ao som de músicas de louvor.

A ciclovia foi o incentivo para que o policial militar Hilário Juliano de Almeida, de 32 anos, descobrisse uma nova atividade física. “Quando estou de folga, pedalo até o aeroporto”, conta.

No parquinho, é tempo de brincar. O verbo mais conjugado na infância vira sorrisos e diversão para Gustavo, de 1 ano e 5 meses. “Ele já sabe pedir para passear”, diz a mãe Andréia Salgado, de 40 anos, que todas as semanas leva o filho ao parquinho.

O espaço proporciona ao menino a oportunidade de interagir com as outras crianças. “Ele convive só com adultos”, explica a mãe, enquanto Gustavo se esbalda na areia.  

Pesquisa - Realizado em conjunto com outros quatro países, Portugal, Espanha, Bélgica e Itália,  o estudo comparou a qualidade de vida em diferentes capitais. Por meio de correio eletrônico, os entrevistados atribuíram notas, que variaram entre 10 e 100, para os quesitos Habitação,  Saúde, Mobilidade e Transporte, Paisagem Urbana, Emprego, Meio Ambiente,  Segurança, Compras e Serviços,  Cultura,  Lazer e Esporte, Planejamento e administração da cidade.

 

Na Orla Morena, Hilário Almeida, 32 anos, aproveita a ciclovia para se exercitar. (Foto: Minamar Júnior)Na Orla Morena, Hilário Almeida, 32 anos, aproveita a ciclovia para se exercitar. (Foto: Minamar Júnior)
O verde da Afonso Pena, a principal via da cidade, a capital mais arborizada do País. (Foto:  Minamar Júnior)O verde da Afonso Pena, a principal via da cidade, a capital mais arborizada do País. (Foto: Minamar Júnior)

Cidade verde - Se as obras transformam realidades, o verde garante a paisagem. Pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que Campo Grande é a capital mais arborizada do Brasil. Com o resultado, a cidade deixou Goiânia para trás. De acordo com a análise, o índice apontou que 96 residências em 100 são arborizadas na capital de Mato Grosso do Sul.

No quesito saneamento, Campo Grande também de destaca. A cidade tem 64% de cobertura de rede de esgoto e 99,6% de rede de distribuição de água. Na economia, lidera como maior polo econômico do Estado.  Campo Grande tem PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 36 bilhões, o que torna a cidade a 15ª capital do país. O comércio representa a maior força econômica da Capital, com 36,4% de todo setor no Estado, formado por 11.461 estabelecimentos.



campo grande e lindo de se morar, eu sou do interior mais amo campo grande acho que tem gente reclamando de barriga cheia, minha gente acorda oolhas as outras cidades do brasil a calamidade que e o povo reclama da saúde, transporte,mais nao e como os outros estados q da dó de se ver. Minha gente campo grande nao pode parar domingo pense bem antes de votar seja um cidadao honesto nao se deixe levar por poucas coisas.
 
pamela andrade em 05/10/2012 11:05:00
Você só vai saber como gosta de Campo Grande, quando vc se mudar para outra cidade.....
Campo Grande é muito bonita ................
 
Tiago Marcelo em 04/10/2012 15:52:13
O pessoal que reclama de barriga cheia...
Campo Grande tá entre as 5 melhores cidades pra se viver!!!
 
William Alves em 04/10/2012 14:54:14
Mudar o que na saúde? Meus filhos nasceram na Santa Casa, nao fiquei em fila, recebi medicamentos gratuitos no posto de saúde. As agentes de saúde passam em casa toda semana para agendar consultas e vacinas e fazer vistoria da dengue. Quem reclama da saúde em Campo Grande reclama com base no seu convênio medíocre. E a Sra. Marcia, que questionou o transporte coletivo, a Sra. anda de ônibus? É caro
porque pagamos para os idosos e estudantes. Praças e parques esportivos nao faltam na cidade. Parem de reclamar!
 
Livia Moura em 04/10/2012 13:08:11
A orla morena está toda 'pichada', vandalizada e suja. Faltou segurança no local. O asfalto da marginal lagoa é péssimo. A manta asfáltica é de no máximo 2 cm de espessura. É obrigação da prefeitura fazer essas obras já que somos uma capital com o custo de vida mais alto também. Essas obras não são nenhuma benesse do poder público. Não fez mais que a obrigação legal. E quando fez, foi mal-feito. Tem posto de saúde recém inaugurado que está com rachaduras!!! isso mesmo.
 
Paula Lutero em 04/10/2012 12:46:06
Sra. Marcilene Dutra e nandyalla aranda, onde está escrito, no meu texto, que moro aqui? Com certeza devem ter estudado nas melhores escolas de CG para ter, cada qual, uma interpretação de texto tão boa. Estou passando alguns infelizes dias aqui por conta de questões famíliares. Se dependesse apenas de minha vontade, de fato nao deixaria minha vida no litoral, com ótimos lugares e pessoas, que, aliás, pensam e intercâmbios, em aprender o TERCEIRO idioma, etc, para vir aqui. Pena que não posso levar as pessoas que amo à força para um lugar melhor.
Obs: o respeito à opinião alheia demonstra como as pessoas evoluíram aqui.
 
Maurício Antunes de Sa em 04/10/2012 11:38:02
povinho ingrato mesmooo, a mudança em campo grande é claraaa, a cidade esta lindaaa.
 
kamila daguila em 04/10/2012 11:05:31
as pessoas estão sendo enganadas pelo visual, e a grande dor está na saúde, temos que
mudar isso, pois as coisas estão ficando sem controle, essa gestão tem que ser mudada, temos que acabar com isso
antes que seja tarde.
 
joacir lima em 04/10/2012 10:34:22
E vc mauricio antunes de sa, ta fazendo o que aqui ainda? Uma pessoa tão culta, com visão diferenciada, pq não foi embora. Pelo jeito nem condições de pagar uma passagem só de ida p o afeganistão vc tem, imagina p comprar um carro em 72 vezes.
Me poupe...
 
nandyalla aranda em 04/10/2012 10:31:00
Concordo com Rosilene leonel, para CG ficar sim com qualidade de vida, deveria ser uma cidade menos violenta....a criminalidade está tomando conta de CG!! Crimes barbaros estão acontecendo e famílias estão sendo destruídas...ATENÇÃO para que realmente CG seja uma cidade modelo, precisa de tranquilidade e segurança nas ruas!!!
 
José Barros em 04/10/2012 10:17:42
Pois é como foi dito pra quem mora perto da Orla e de outros lugares é muito fácil dizer que a cidade melhorou, o transporte continua péssimo, continuamos tendo que enfrentar filas enormes para fazer exames médicos, andar de ônibus lotado, isso quando não quebra, pagar passagem e IPTU mais caro que em Curitiba por exemplo, e ainda tem um monte de gente aqui fazendo propagando política, por favor né tenhamos bom senso!
 
Oswaldo Ferreira em 04/10/2012 10:17:01
É isso ai!
Para uma cidade melhor e ainda mais bonita vote 15
pois Campo Grande não pode parar
Eu amo minha cidade e é por isso que voto 15!
 
SARA MIRANDA em 04/10/2012 10:07:52
Nossa Mauricio Antunes, como vc é um ser superior, creio que nunca vi um comentário tão ridículo como este. Pior que estes cidadãos de "cabeça pequena" é você, porque morar numa cidade tanto tempo, não suportando seu contexto social, regional e intelectual, só pode representar a sua falta de capacidade. Já deveria ter conseguido se mudar para um lugar capaz de comportar tamanha superioridade. Não acha??? Fica apenas o meu lamento, mas quem sabe um dia vc seja capaz de buscar sua verdadeira felicidade em outro lugar, quem sabe num planeta mais evoluido.
 
Marcilene Dutra em 04/10/2012 10:02:02
Sra. Marcia Scherer, realmente ninguém perguntou sobre o transporte coletivo para quem trabalha e precisa atravessar a cidade. Neste caso, eu vou perguntar: a Sra. se lembra de quando tinha que atravessar a cidade e para isso precisava pagar pelo menos 4 vales-transporte para ir e vir? Lembra-se da falta de mobilidade para conseguir chegar ao trabalho? Pois é, eu me lembro muito bem, e por isso respondo pra Sra. Ainda falta muito, com certeza, mas melhorou muito tbém. É uma pena que a gente só lembra do que está ruim. Mas é igual serviço de dona de casa ela passa o dia trabalhando, sempre fica coisas para fazer amanhã e alguém em casa pra reclamar do que está faltando, sem prestar atenção no que foi feito. Melhor mesmo é reclamar do que o outro não fez, do que valorizar o que fez!! Repense
 
Marcilene Dutra em 04/10/2012 09:50:03
graças ao PT, de dilma e lula, VIVA O PAC!!!
 
JUNIOR FERREIRA em 04/10/2012 09:27:44
Realmente Campo Grande merece PARABÉNS, temos cuidado e respeito com nossa ecologia, flora e fauna são preservadas, precisamos agora arborizar esses fundos de vale e margens de córregos com urgência , fora isso....temos que humanizar o transito com programas de conscientização de jovens ao volante.
 
Rodolfo de Toledo em 04/10/2012 08:21:42
NÃO É POSSIVEL QUE O POVO NÃO ESTEJA ENXERGANDO O OBVIO, FICO TRISTE EM VER AS PESQUISAS QUEM FEZ TANTO POR CG MERECE UMA OPORTUNIDADE NA PREFEITURA! NO DIA 7 VOTE EM GIROTO NÃO PELO GOVERNADOR NEM PELO NELSINHO, MAS PORQUE REALMENTE O HOMEM SABE TRABALHAR!
 
PEDRO AMORIM em 04/10/2012 07:55:41
A cidade esta realmente BEM MAQUIADA !!!!!!
 
antonio jose teixeira de oliveira em 04/10/2012 07:38:44
Bom, realmente, para quem tem acesso a esses locais, tem tempo para passear, levar os filhos ao parquinho, a cidade melhorou, mas perguntaram para quem pega ônibus lotado e atravessa a cidade para trabalhar todo dia, para quem mora em locais onde não tem área para lazer, ou eles não importam?
 
Marcia Scherer em 04/10/2012 05:32:35
Nasci e cresci em Campo Grande e nao consigo gostar do lugar. A cabeça das pessoas é pequena e nao muda. O campograndense é limitado a comprar um carro zero km em 72 parcelas (geralmente um carrão pra se exibir na afonso pena domingo à tarde) e comprar terreno pra "investir", sem esquecer do Paraguai a cada 3 meses!! Nossa, como é boa a vida aqui!!!
 
Maurício Antunes de Sá em 03/10/2012 22:08:24
realmente o que tá bom tem que melhorar, gente vamos continuar c/ um bom plano de trabalho vote 15! vamos continuar melhorando vamos mudar ? p/ retroceder porque e isso que vai acontecer ,ate o outro engatar e tirar o que ele gastou na campanha nós vamos penar!! ai vai 2 anos pra ele fazer algo e ai ?, campo grande não pode parar vamos 15! eu sou a favor pque não tem ninguem nessa campanha melhor que o 15 time que esta ganhado não se mexe eu sou uma simples cidadã que já penei nesta cidade hje eu vejo tudo que sonhei ruas lindas av. maravilhosa ,postos de saúde limpo organizados, colegio, ceifns, tudo que sonhei isso só aconteceu de 10 anos pra cá pque antes nossa sem !!!parecia a novela GABRIELA
 
cicera maria da conceiçao em 03/10/2012 19:29:35
Matéria exaltando a beleza da cidade! por favor não transformem essa mídia de comunicação em propaganda eleitoral.
Bom senso e inteligencia é a única coisa que precisamos para manter esse crescimento e "qualidade de vida"
 
Leopoldo Albigesi em 03/10/2012 19:10:36
Realmente nossa cidade morena ta muito linda bem verde, Parabéns Prefeito por investir nossa cidade, só lembrando q não pode esquecer de priorizar a segurança que ta conmplicada , cada dia passa ta pior muitos crimes barbaros muito pontos de drogas muita bandidos no geral , vamos cuidar mais da seguranca para que nossa cidade nao esteja classificada na violencia.
 
Rosilene leonel em 03/10/2012 17:59:58
É para que a nossa linda capital continue progredindo......vote 15!!!!! Pois Campo Grande não pode parar.
 
Janaine Oliveira em 03/10/2012 17:58:02
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions